segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Oficinas do Festival de Dança de Londrina começam nesta segunda

Do clássico ao contemporâneo. Professores renomados em todo o país ministram atividades formativas na Escola Municipal de Dança e na Usina Cultural

Ao longo da semana, o Festival de Dança de Londrina oferece a profissionais e interessados em geral oito oficinas de formação cênica, que contemplam desde estilos tradicionais a modalidades de dança contemporânea. Ao contrário de outros eventos nacionais que dão ênfase quase exclusiva ao caráter artístico da programação ou à competitividade das mostras, o Festival de Dança de Londrina investe nas atividades didáticas como um de seus eixos principais de atenção. O objetivo é de promover o intercâmbio, a preços acessíveis, entre interessados locais e nomes consagrados do cenário nacional. Alguns professores vêm a Londrina unicamente para a programação formativa, de maneira a tornar a cidade um celeiro para novos talentos da dança.  
Nesta segunda-feira (6), começam os cursos de “Balé Clássico”, “Jazz” e “Danças Brasileiras”. Também integram a programação as oficinas de “Criação do Gesto”, “Dramaturgia na Dança”, “MAE (Mandala de Energia Corporal)”, “Dança Indiana” e “Dança Flamenca”. As aulas da programação didática prosseguem até o dia 10 de outubro, próxima sexta-feira.

Programação
Para quem já tem experiência intermediária ou avançada nas artes da sapatilha, essa é chance de conhecer e se aperfeiçoar com um dos maiores e mais respeitados nomes da dança clássica brasileira, Toshie Kobayashi, de São Paulo. Nas oito horas da oficina “Balé Clássico”, ela detalha técnicas sofisticadas de pontas, além de abordar tópicos que abrangem do demi-plié ao grand-battement. O alinhamento, o deslocamento cênico e a musicalidade também são contemplados. De 6 a 10 de outubro, das 14 às 15h30. Vagas já esgotadas.

Oficina BALE CLASSICO - com Toshie Kobayashi - foto de Reginaldo Azevedo
            “Jazz”,com Jhean Allex, de São Paulo, explora a diversidade e as novas tendências do estilo, com ênfase no trabalho de alongamento, força e flexibilidade. São aplicados também exercícios de solo, ritmo e coordenação. Professor e bailarino, Allex tem passagens por companhias de peso em âmbito nacional, como a Raça e o Balé Castro Alves. De 6 a 10 de outubro, das 15h30 às 17 horas.

Oficina JAZZ - com Jhean Allex - foto de Gabriela Ângelo
            Marina Abib, de São Paulo, integrante da Cia. Soma, ministra a oficina “Danças Brasileiras”. Passeando com desembaraço entre manifestações populares e tradicionais, Abib apresenta, discute e exercita as chamadas “brincadeiras dançadas”, que fazem parte do imaginário nacional. Os participantes da oficina experimentam ritmos e passos já consolidados para, a partir daí, construir sua própria leitura do conjunto. A ideia é seguir um viés contemporâneo de tratamento de conteúdos coreográficos tradicionais. Dias 6 e 7 de outubro, das 15 às 19 horas. 
De Minas Gerais vem a convidada Suely Machado para comandar a oficina “Criação do Gesto”. Diretora do prestigiado grupo mineiro Primeiro Ato, ela discute com os participantes perspectivas da dança contemporânea, sensibilizando-os para a consciência corporal e a capacidade de escuta. São encenados jogos e exercícios que estimulam o ritmo, a concentração e participação do indivíduo no espaço coletivo da dança. Dias 7 e 8 de outubro, das 14 às 18 horas.
            Valéria Cano Bravi, também de São Paulo, é a responsável pela oficina “Dramaturgia na Dança”, que aborda a fisicalidade sob as perspectivas história e antropológica do corpo. Optando por laboratórios práticos, Bravi explora a relação espaço-corpo-tempo pela ótima dramatúrgica. Entre as reflexões em destaque na atividade estão os embates entre tradição e contemporaneidade, a articulação entre o pensar e o fazer das danças como sistemas de significação mitopoética, a diversidade das corporeidades no Brasil, a estética do corpo, autoria e composição coreográfica. De 8 a 10 de outubro, das 16h às 18h50.
            A oficina “MAE – Mandala de Energia Corporal” está cargo de uma das mais interessantes performers do cenário contemporâneo, Maura Baiocchi, de São Paulo. Ela apresenta aos participantes noções iniciais do MAE, prática bussolar no taanteatro, como é conhecido o teatro coreográfico de tensões. A técnica se destina ao aperfeiçoamento do potencial comunicativo corpóreo do dançarino, sendo aplicada na criação e análise da encenação. O MAE também articula tensões entre corpo, sujeitos ou objetos ao redor e o universo sócio-político-cultural do qual fazem parte artista e público. Dias 9 e 10 de outubro, das 15 às 19 horas.
 “Dança Indiana” é a oficina sob o comando de Andrea Albergaria, de São Paulo. Ela ensina aos inscritos passos de uma das danças mais antigas do mundo, o Odissi. Baseado na geometria corporal e espacial, o estilo propõe a interligação entre movimento e vocalização, por meio do uso sílabas e versos hindus clássicos. A primeira parte das atividades é voltada às saudações e uma introdução histórica ao contexto indiano, além de exercícios de aquecimento e percepção dos círculos, quadrados e triângulos corporais. Na segunda parte, haverá exibição de um documentário sobre a dança Odissi e a discussão a respeito da evolução técnica dos passos ao longo do tempo. A oficina é voltada a qualquer participante acima de 14 anos, mesmo sem experiência prévia. Dias 8 e 9 de outubro, das 13h30 às 15 horas.
O paranaense Michel Cássin ministra a oficina “Dança Flamenca” tanto para quem já tem alguma familiaridade com o estilo quanto para interessados em geral. Os passos básicos, técnicas de sapateado, modulações rítmicas e a formas de movimentação de mãos e braços serão vistos por meio de exercícios práticos, acompanhados de uma discussão teórica que interliga os detalhes coreográficos às regiões espanholas onde os trejeitos surgiram. Destaque para as sevilhanas, dança típica da antiga Andaluzia, e para as alegrías, ritmo de Cádiz. A oficina, iniciada neste domingo, prossegue nos dias 6 e 7, das 18h30 às 20 horas.

Valores e locais
O investimento em cada oficina é de R$ 30. Há pacotes promocionais para alunos que cursarem mais de uma atividade: R$ 50 para duas oficinas e R$ 60 para três oficinas. Apenas o curso de Balé Clássico não faz parte da promoção e tem valor único de R$ 50. Quem quiser apenas assistir a uma oficina, sem fazer parte dos exercícios, pode se inscrever na categoria de ouvinte, com investimento de R$ 10. O pagamento é efetuado no momento de entrega da ficha de inscrição. Vagas limitadas e definidas por ordem de chegada.

Todas as oficinas acontecem na Escola Municipal de Dança (Av. Souza Naves, 2380), exceto a MAE - Mandala de Energia Corporal, ofertada na Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159). Informações: (43) 3342-2362.

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