segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Festival traz panorama da dança londrinense

A mostra “Dança Londrina” reúne, nesta segunda-feira, trabalhos da cidade-sede do Festival 

Em uma só apresentação, um panorama diversificado da produção local. Assim é o “Dança Londrina”, tradicional noite do Festival de Dança reservada para apresentações de artistas independentes, grupos e academias da cidade. A mostra acontece nesta segunda-feira (6), às 20 horas, no Circo Funcart.

Foto Bruno Miranda
Os números - em geral coreografias curtas e com um tema determinado - mostram a variedade de estilos praticados por aqui. As modalidades vão do clássico à dança de salão e trazem um retrato das experiências coreográficas em curso e dos possíveis novos rumos da dança.
Com o “Dança Londrina”, o festival reafirma uma importante meta desde a sua criação: dar visibilidade à produção local e aproveitar a ocasião do evento para propiciar o intercâmbio de artistas com profissionais renomados em todo o país.

Foto Bruno Miranda
Este ano, participam do programa mais de dez coreografias escolhidas a partir de uma chamada prévia realizada pelo Festival. Dentre os representantes do balé clássico, estão solos de repertório da Escola Municipal de Dança e a variação masculina de Paysant, do Ballet Karina Rezende. Esta última escola apresenta ainda os números “You make me dance” e “Mimadinhas”.
Alexandro Micale, professor da Escola Municipal de Dança, traz duas coreografias: “Le Cabaret”, inspirado nos musicais da Broadway e no jazz dos anos 20, e “Favela”, trecho de espetáculo ainda inédito que parte da movimentação das danças brasileiras. Já a companhia jovem da Funcart, o Ballezinho de Londrina, estará presente, comemorando a sua milésima apresentação em 16 anos de trajetória. O grupo escolheu para a data especial fragmentos da peça “Babel”, espetáculo ainda em construção - uma reflexão sobre questões da vida cotidiana, tendo como inspiração a busca pela identidade.

Foto Bruno Miranda
Outra escola sempre presente na mostra local do Festival é a Entrepassos Cia, que este ano, em parceria com o NAFI-UEL, exibe uma coreografia com passos de tango e do zouk. Representando a cultura nipônica, uma das mais fortes formadoras da miscigenação londrinense, participa o Grupo Sansey, com o trabalho “Fukkatsu”, que utiliza música ao vivo com tambores.  Dentre os artistas independentes, estão no programa Alissar Ayoub e Patrícia Kostecki, no experimental “Por aquele caminho”, além de Augusto Bogo, com um número de dança de salão, e Marquinhos Flap, com uma coreografia de samba.
O “Dança Londrina” remonta à origem do Festival, que foi iniciado justamente como uma pequena mostra local e de estímulo, chamada “Tardes de Danças”. Com a iniciativa, o evento mantém inabalável a tarefa de acender luzes sobre o palco da produção londrinense.      

Renato Forin Jr. (assessoria de imprensa) 

Serviço:
Dança Londrina
Grupos e artistas de Londrina
(Londrina - PR)

Dia: 6 de outubro (segunda)
Horário: 20h
Local: Circo Funcart
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: livre

Ingressos: R$ 10 e R$ 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário