quinta-feira, 21 de junho de 2012

Livro Revelações da História


Fotografias do Foto Estrela ganham nova publicação
Lançamento de livro e exposição ocorre sábado, 23, no Museu Histórico Pe. Carlos Weiss.

A segunda edição, revista e ampliada, do livro Revelações da História: o Acervo do foto Estrela terá lançamento, acompanhado por exposição fotográfica itinerante, no próximo sábado, dia 23, às 10h00 no Museu Histórico Padre Carlos Weiss.

Da madeira às cinzas, da terra ao concreto, do abstrato ao pó. O livro traz imagens dos principais espaços de sociabilidade e referência arquitetônica de uma cidade desenhada em torno do que se parece com um grão de café e que na riqueza de seus frutos se construiu modernista. 
Capa do Livro

O projeto cultural Foto Estrela: outras revelações, realizado através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura/PROMIC, trabalhou, desde 2010, na pesquisa sobre as fotografias produzidas por Yutaka Yasunaka e Carlos Stenders para venda de cartões postais no Foto Estrela. As imagens são registros de Londrina (PR), entre as décadas de 1940 e 1970.

Na edição atual, uma ampliação do livro original publicado em 2006 (e já esgotado), constam mais de 150 fotografias, que foram legendadas através do trabalho de história oral junto ao fotógrafo Yutaka Yasunaka e familiares de Carlos Stenders, além da pesquisa em fontes históricas e bibliográficas.
Processo_de_Pesquisa_EdsonVieira_e_Yutaka_Yasunaka_FOTO_DE_DANIEL_CHOMA_Acervo_Câmara_Clara

A obra traz artigos de Ana Maria Mauad, Rogério Ivano, Vanda de Moraes, Solange Batigliana e organizadores, com importantes reflexões sobre temáticas como fotografia, história, memória, patrimônio e políticas culturais.
Av Rio de Janeiro_esquina com Rua Sergipe - Londrina - a esquerda foto de Carlos Stenders decada de 1950 - a direita foto de Ed

Sobre o projeto Foto Estrela: outras revelações
Entre as ações de pesquisa realizou-se referencialização cronológica e geográfica das fotografias a serem publicadas no livro. E visita a dez lugares de memória e sociabilidade do centro de Londrina que têm destaque entre as imagens de Yutaka Yasunaka. Os locais foram fotografados por Edson Vieira na atualidade, utilizando a mesma câmera médio formato, emprestada por Yutaka Yasunaka, buscando reproduzir o ângulo registrado por ele décadas atrás. Os locais (re)fotografados foram: Concha Acústica, Praça da Bandeira, Catedral, Museu Histórico (antiga Estação Ferroviária), Museu de Arte Moderna (antiga estação Rodoviária), Avenida Paraná, Centro Comercial, Edifício Julio Fuganti e Foto Estrela (Rua Maranhão).
Atividades piloto de educação patrimonial foram desenvolvidas junto a estudantes da Escola Willie Davids, da Escola Heber Soares Vargas e do Colégio de Aplicação da UEL, a partir de cartilha elaborada com as imagens antigas do acervo em paralelo com as imagens do tempo presente. Dados sobre as percepções dos estudantes constam no artigo de apresentação do livro.
Dentre as ações de difusão, além da publicação e distribuição do livro, a montagem de câmara itinerante que reproduz o mecanismo de uma máquina fotográfica abriga uma exposição fotográfica com 75 fotografias do livro, sob a forma de monóculos.

Sobre o Foto Estrela
Fundado em 1938 pelo alemão Carlos Stenders, foi um dos primeiros fotos de Londrina. O estúdio, a loja e o laboratório foram adquiridos em 1952 por Yutaka Yasunaka, recém chegado do Japão, que o manteve em atividade por 56 anos.
O material acumulado nos 70 anos de atividade em que o Foto Estrela esteve aberto é impressionante. Além de grande número de fotos de estúdio, cerca de mil negativos se referem a registros da cidade de Londrina. São negativos de acetato, formatos 6x6 e 6x9 cm, produzidos por Yutaka Yasunaka (décadas de 50, 60 e 70) e Carlos Stenders (décadas de 30 e 40). Sobre este acervo histórico, que se encontrava armazenado de maneira inadequada, foi realizado, em 2005 e 2006, um grande trabalho de recuperação, limpeza, catalogação, digitalização e salvaguarda.


Sobre o livro
Revelações da História: o Acervo do Foto Estrela

Descrição física: Livro de 176 páginas, formato 22x22 cm. Cor/PB. Capa dura, com laminação fosca e verniz localizado, encadernação costurada. Miolo em couché fosco 150 gr.
Palavras-chave: Fotografia, memória, arquitetura, patrimônio, educação, cidades
Ano de publicação: 2012.   Cidade: Londrina-PR.   2ª Edição.
ISBN: 978-85-62002-04-5.    Preço: R$49,00.
Organizadores: Daniel Choma, Edson Vieira e Tati Costa.
Fotografias 1940-1970: Yutaka Yasunaka e Carlos Stenders.
Fotografias 2010-2012: Edson Vieira e Daniel Choma.
Artigos: Ana Maria Mauad, Rogério Ivano, Solange Batigliana, Vanda de Moraes, Daniel Choma, Tati Costa, Edson Vieira.
Editora: Câmara Clara Instituto.
Patrocínio Promic - Programa Municipal de Incentivo a Cultura - Secretaria de Cultura - Prefeitura de Londrina.

Serviço
O quê?    Lançamento de livro | Exposição
                  Revelações da História: o Acervo do Foto Estrela
Quando?   Sábado, dia 23 de junho, às 10h00.
Onde?      Museu Histórico Padre Carlos Weiss (Antiga Estação Ferroviária)
                    Rua Benjamin Constant, 900 Centro, Londrina/PR
Tel: (43) 3323 0082
Contato para imprensa e outras informações/fotos sobre o projeto:
            Edson Vieira   |   Tel: (43) 9102 6099.
           
E-mail: contato@camaraclara.org.br  |  Site:
www.camaraclara.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário