segunda-feira, 2 de junho de 2014

Projeto da Funcart leva dança às escolas públicas de Londrina

“Dança nas Escolas” oferece oficinas de balé a instituições públicas de ensino da cidade e seleciona bolsistas para a Funcart

         A partir desta segunda-feira (2/jun), os alunos da Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles, na região leste de Londrina, mergulham no universo mágico do balé. A instituição será a primeira a receber a edição 2014 do projeto “Dança nas Escolas”. Ao longo da semana, professores e bailarinos da Funcart levam para a comunidade escolar apresentações e ministram oficinas de técnicas básicas da arte do movimento.

A intenção é escolher, dentre os jovens de 7 a 12 anos, bolsistas que poderão frequentar por oito anos o curso regular da EMD, sem custos de mensalidade. Até o mês de agosto, o projeto passa ainda pelas escolas municipais Hikoma Udihara e Carlos Kraemer, também na região leste. A parceria entre a Funcart/EMD e as instituições de ensino tem apoio da Secretaria de Educação e patrocínio da Secretaria de Cultura de Londrina.

Projeto “Dança nas Escolas” que, na edição 2013, percorreu cinco instituições de ensino de regiões periféricas de Londrina. Foto:Fábio Alcover
         Os trabalhos começam hoje, às 14 horas, com o espetáculo dos bailarinos da Funcart. Sobre o tablado improvisado na quadra da Escola Maria Cândida Peixoto Salles, eles apresentam números de Dom Quixote, Esmeralda, Corsário e Paquita, dentre outras peças de repertório. A dança contemporânea fica por conta do Ballezinho de Londrina, que encenará trechos de vários espetáculos de sucesso do grupo. O projeto também abre as portas da escola para que pais, amigos e toda a comunidade local assistam às apresentações.

“Há uma expectativa grande dos alunos, porque muitos nunca foram ao teatro, nunca viram um material de dança, um figurino. As crianças vibram com essa possibilidade e com a autoafirmação de que um dia podem se tornar bailarinos”, destaca Sônia Secco, coordenadora da EMD. Ela explica que, como o “Dança nas Escolas” acontece desde 2007, muitos dos bolsistas selecionados nas primeiras edições incentivam as crianças com sua arte. “A apresentação, ao mesmo tempo, abre e fecha um ciclo. Muitos dos que estão no palco passaram pelo projeto, vieram de zonas muito humildes de Londrina, e agora têm a oportunidade de estar brilhando em cena”.

Processo – O projeto “Dança nas Escolas” envolve quatro etapas. A primeira acontece dias antes das apresentações, quando monitoras da Funcart passam nas salas de aula levando aos estudantes conteúdos e informações sobre a arte do movimento. Explicam as diferenças das linguagens, tocam em temas delicados como o preconceito contra meninos-bailarinos e falam sobre as possibilidades de profissionalização em dança.
De posse das informações, a comunidade escolar assiste aos números de balé clássico e contemporâneo. A terceira etapa, mais longa, é realizada ao longo da semana com os jovens que mais se interessaram. Neste período, os monitores realizam uma oficina de 30 a 40 minutos diários em que propõem exercícios de dança clássica, enfatizando flexibilidade, alongamento e postura.
Projeto “Dança nas Escolas” que, na edição 2013, percorreu cinco instituições de ensino de regiões periféricas de Londrina. Foto:Fábio Alcover
Finalmente, numa quarta etapa, a coordenadora Sônia Secco acompanha as monitoras na última aula para avaliar os participantes e selecionar, dentre eles, os que receberão bolsa integral na EMD. A bolsa é concedida ao longo dos oito anos de formação em balé clássico, desde que o jovem mantenha frequência e boas notas.  Além dos selecionados efetivos, Sônia faz uma lista com outros nomes, que ficam em fila de espera. Isso porque é muito comum que, posteriormente, alguns dos primeiros selecionados desistam da oportunidade por algum tipo de problema. Uma dificuldade frequente é o custo do transporte, o que acaba impedindo a continuidade das crianças mais carentes.

Outro trabalho que o “Dança nas Escolas” realiza é a preparação de professores das instituições de ensino para o uso da dança em diversos contextos, de forma interdisciplinar. Esta etapa já foi realizada no mês de maio, com os professores de todas as disciplinas da Escola Maria Cândida Peixoto Salles. “É uma aproximação da arte com a educação. O projeto traz para o professor uma outra visão - como aplicar a dança na forma de objeto de trabalho, para além da contemplação. Eles ficam surpresos com o leque de opções que a dança pode oferecer, inclusive em outras áreas do saber, como o português e a matemática”, explica Sônia Secco.

Números – Em sete anos de existência, o “Dança nas Escolas” já percorreu 37 escolas da Rede Pública Municipal de Londrina e ofereceu oficinas gratuitas para cerca de 750 professores e 8.500 alunos. Foram 63 apresentações de balé abertas para um público de mais de 15.000 pessoas. Em todos estes anos, 337 estudantes foram selecionados para frequentar, na condição de bolsistas, o curso regular de clássico na EMD.

                                           Renato Forin Jr. (assessoria de imprensa)

Serviço:
“Dança nas Escolas” (EMD / Funcart)
Início:
Na Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles*
Rua Adelina Miola Lopes, 255 - Jardim Santa Fé (Região Leste)

Fone (43) 3375-0185

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