terça-feira, 2 de outubro de 2012

Ballezinho de Londrina inicia temporada no Teatro Zaqueu de Melo com entrada grátis


Eles extrapolaram o mundo dos quadrinhos, povoando não só o imaginário dos fãs que consomem vorazmente suas revistas, como ganharam versões no cinema. Um superpoder de divertir que não tem limites, invadindo também o palco do espetáculo “HQ”, do Ballezinho de Londrina, de quarta (3) a sexta-feira (5), sempre às 20h30, no Teatro Zaqueu de Melo. A entrada é grátis.


Heróis e vilões. No universo dos quadrinhos, os personagens são capazes do impossível em suas aventuras, mas transportados para a coreografia do diretor do espetáculo, Wagner Rosa, conquistam uma nova dimensão, a do corpo dos jovens bailarinos do elenco, que para chegar ao que se vê no palco, levou um ano de preparação e ensaios.

“HQ” é uma montagem que antecede os 15 anos do grupo, em 2013. O Ballezinho é formado por estudantes e egressos da Escola Municipal de Dança e tem o objetivo de complementar a formação e experiência dos integrantes. Um passo entre o estudo de dança e o trabalho de produção profissional do Ballet de Londrina.
Rosa comenta que “HQ” é um jogo que transpõe a linguagem das histórias em quadrinhos para a cena e explica os desafios da realização do novo trabalho:
“É uma tentativa de explorar a linguagem estática dos quadrinhos e extrapolar suas fronteiras estéticas. A união de linguagens tão distintas possibilita a produção de algo específico, que ganha uma nova vida e características próprias. É uma transposição não só da linguagem da dança, mas incorpora o teatro, a mímica e recursos multimeios para se aventurar neste universo. Nessa transposição não estamos refazendo nada, mas prestamos uma divertida homenagem aos gêneros contidos na linguagem das HQs”, completa o diretor.

As pinturas rupestres foram os esboços das primeiras histórias em quadrinhos, mas o hábito de ler as sequências de desenhos surgiu como uma estratégia dos jornais para atraírem mais leitores. A partir daí surgiram personagens, como Yellow Kid (a primeira história em quadrinhos publicada) e uma vasta gama de super-heróis, autores e desenhistas famosos, a exemplo de Will Eisner e o brasileiro Maurício de Souza, e grandes editoras, tais como Marvel e DC Comics.

Para que a trajetória das HQs fosse referendada no espetáculo, Rosa faz uma viagem desde o mundo mágico dos quadrinhos de gênero infantil, como Walt Disney ao de emblemáticas figuras, como a do Spirit, o famoso detetive mascarado, além dos mangás.
“O mercado japonês, como o de mangás, consome HQs inspirados em personagens de uma mitologia própria, calcada em temáticas adolescentes e também em embates marciais, o que nos interessou na pesquisa para a montagem de partes do espetáculo”, afirma Rosa.
O diretor ressalta que o Ballezinho sempre procura aliar o aprendizado do ballet clássico à outras formas de expressão e que foi preciso que o elenco estudasse a movimentação sugerida pelas personagens dos quadrinhos para a criação do espetáculo.
“É uma forma de desconstrução e reconstrução do movimento, aliando longelinearidade e desarticulação. Enquanto o balé tem uma estética de movimento mais limpa, a gente lida com o desgrenhamento da forma. Estar em cena é sempre um desafio e amplia a possibilidade do aprendizado pela exposição contínua ao olhar de um público espectador”, destaca Rosa.

Na temporada 2012, o Ballezinho de Londrina conta com o patrocínio do PROMIC – Programa municipal de Incentivo à Cultura de Londrina para montagem e circulação de espetáculo.

Ficha técnica:
Direção: Wagner Rosa
Coreografia: Wagner Rosa e elenco
Cenografia: Dan Bueno e Wagner Rosa
Figurino e adereços: Patrícia Ramos, Raphael Magalhães e Wagner Rosa
Elenco: Alessandra Cursino Salles
Ariela Pauli
Eduarda Chiyoko Nishikawa
Fabrício Alves de Oliveira
Gabriela do Prado Claro
Higor Vargas Zati
Hugo Vargas Zati
Isabela Bandini Pergoraro
Júlia Liberatti
Kharime Messehiech Dakkache
Lohaine Gonçalves Moreira
Luiza Cazarin
Lygia Santos Barros
Maria Carolina Pauli
Márian Ferreira Batista
Melody Hannah
Paola Mantoani Rigo
Patrícia Cristina Ramos
Rhapael Magalhães
Thaísa Moraes Alexandre

Serviço: Espetáculo “HQ”
Quando: de quarta (3) a sexta-feira (5).
Horário: 20h30
Onde: Teatro Zaqueu de Melo. 
Ingressos: entrada grátis







Nenhum comentário:

Postar um comentário