terça-feira, 25 de setembro de 2012

Orquestra Sinfônica da UEL - Temporada 2012


A ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA FARÁ MEMORÁVEL APRESENTAÇÃO COM A REGÊNCIA DO MAESTRO TITULAR MAURIZIO COLASANTI.

A APRESENTAÇÃO FAZ PARTE DA TEMPORADA 2012 E SERÁ DIA 26 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA), ÀS 20H30 NA IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS. A IGREJA ESTÁ LOCALIZADA NA RUA BELO HORIZONTE Nº1236 ENTRE A RUA PARÁ E A RUA GOIÁS. 


A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, primeira orquestra sinfônica do Paraná, foi criada oficialmente em 14 de março de 1984, na gestão do Reitor Dr. Marco Antonio Fiori, tendo como objetivos: interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo com ênfase na música brasileira; dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através de integração com o ensino, pesquisa e extensão. A Orquestra é uma entidade cultural que visa estimular a apreciação musical da população a ponto de possibilitar aos cidadãos ferramentas para que os mesmos ampliem o seu repertório musical histórico assim como possam formular uma opinião crítica sobre as mais diversas manifestações estéticas ao longo da história da música ocidental.
            A OSUEL é formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público e a incumbência de iniciar este trabalho coube ao Maestro Othônio Benvenuto, que já em 1978 realizava as primeiras experiências com um pequeno grupamento instrumental intitulado “Conjunto Música”, que aos poucos foi crescendo e atuando junto ao Coral da UEL.
            Sucedendo ao trabalho pioneiro do maestro Benvenuto, a OSUEL foi dirigida pelos maestros: José Eduardo Gramani, Cláudia Feres, Norton Morozowicz, Evgueni Ratchev, Wagner Polistchuk, Martin Tuksa, Henrique Vieira e Elena Herrera (Cuba, Brasil) e Maurizio Colasanti.
            Paralelamente aos concertos de gala, apresenta os “Concertos Didáticos”, projeto educacional com o objetivo de, através de aulas-concertos, contribuir para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, a partir do conhecimento da estrutura e composição de uma orquestra sinfônica, isto é, seus instrumentos e a importância de cada um no conjunto orquestral. A OSUEL busca, desta forma, despertar o interesse pela música de concerto, estimulando o público a refletir e a desenvolver o hábito da escuta crítica bem como o papel da música na sociedade contemporânea.
            Em 1999, a OSUEL gravou o primeiro CD e no final de 2000 realizou a gravação ao vivo em concerto da ‘Temporada Ouro Verde’ do segundo CD intitulado Compositores Brasileiros. 
         Em outubro de 2003, recebeu a “Comenda Ouro Verde”, homenagem prestada pela Câmara Municipal de Londrina.

MAURIZIO COLASANTI

            Maurizio Colasanti, já está bem estabelecido a nível internacional como um dos maestros mais ecléticos e dinâmicos de sua geração.
            Precoce talento musical iniciou estudos de música com E. De Renzis com cinco anos de idade. Tocou seu primeiro concerto solista com sete anos de idade e ganhou seu primeiro Diploma Cum Laude pela "Luisa d'Annunzio" Conservatório de Música.
            Estudou na prestigiada masterclasses de H.J. Schellenbergere, B.Incagnoli, O. Michel Corona, Arpad G., M. Erdely em Genebra, Wien e Budapeste. Foi também graduado com Cum Laude em filosofia (Università G. d'Annunzio-Chieti).
            Tem atuado como regente em: Orquestra Teatro dell’Opera de Roma, Teatro San Carlo Napoli, Teatro Lirico de Cagliri, Orquestra Sinfonica Siciliana, Orquestra Sinfonica Helsinky, Orquestra Sinfonica de Choicago, I Fiati Italiani, Orchestra Sinfonica di Pescara, Deutsches Kammerorchester, Loja Symphony Orchestra, I Solisti Del Teatro alla Scala di Milano, Karnten Sinfonie Orkester, Wien Festival Orchestra, Orchestra del Teatro Marrucino di Chieti, Lithuanian Chamber Orchestra, Villa Lobos Symphony Orchestra, Orquesta Sinfonica del Estrado del México, Guanajuato Symphony Orchestra, Sinfonica De Mar Del Plata, Orquestra Sinfonica de Porto Alegre, Orquestra da Camera di Firenze, New England Symphony Orchestra, Pittsburg Symphony Orchestra, Nancy Symphony Orchestra, Cappella Istropolitana, e outros.
            Ele tem realizado concertos em importantes instituições musicais, tais como: Carnegie Hall New York, Royal Accademy of Músic London, Miami University of Music, Teatro San Carlo de Naples, Teatro dell'Opera di Roma, St. Martin in the Fields, Ottawa University, Miami Symphony Orchestra, Melba Hall Konzerthaus Stuttgard, Radio Berlin, Teatro do SESI Porto Alegre, Società Italiana della Musica e del Teatro, Singapore Theatre, Shanghay Festival, Seoul Opera House, na Suíça Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria, Canadá, EUA, Eslovénia, França, Bélgica, Austrália, Brasil, China, Singapura, Korea, Japon, Finlandia, Spagna. Ele também se apresentou para sua Santidade João Paulo II.
            Durante o ano de 2008 seus concertos no Carnegie Hall-NY, foram recebidos muito bem pela crítica especializada, e no mesmo ano foi convidado como regente na turnê espanhola e italiana do pianista P. Badura Skoda.
            Durante a temporada 2012, ele estreou na Orchestra della Magna Grecia, Orchestra Sinfonica di San Remo, Orchestra Sinfonica della Provincia di Chieti, Adana Symphony Orchestra, Istambul Symphony Orchestra, Festival Brahms, Wigmore Hall (Londres), Orquestra Sinfónica del Estado de México e Guanajuato Simphonic Orchestra (México), Orchestra Teatro Lirico di Cagliari (Le Chant du Rossignol de Stravinsky e Gianni Schicchi de Puccini), Orchestra Teatro Politeama Palermo (La Rondine de Puccini), Teatro Marrucino (Rigoletto de Verdi).
            Atualmente é Diretor Artistico da Società Italiana della Musica e del Teatro, e Regente Titular e Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina - OSUEL.

ELDER GIMENEZ



            Nascido em Campo Grande-MS. Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos com Calebe Tavares na (IADCG). Aos 15 anos começou o curso de trombone na EMBAP, sob a orientação do professor Silvio Spolaore. Integrou o naipe de trombones das Orquestras Junior e Juvenil da Universidade Federal do Paraná; Orquestra Sinfônica do Paraná; Orquestra de MPB e Camerata de Curitiba.
            Foi selecionado para representar o Pais na Orquestra Juvenil do Mercosul (Argentina), participou da turnê Brasil musical com os Músicos, Wagner Tiso, Egberto Gismonti, Paulo Moura, Zimbo Trio, Altamiro Carrilho entre outros. Teve aulas com Gilberto Gagliardi, Radegundis Feitosa, Wagner Polistchuk, Donizete Fonseca em festivais e seminários de trombone. Foi membro fundador da Orquestra Jovem Inesul e quinteto de viola de Londrina, desde 1998 é integrante da OSUEL.

CICLO MOZART

            O concerto é o segundo do ciclo Mozart, no qual a OSUEL apresentará ao público londrinense, as suas 41 sinfonias. É muito raro o público ter a oportunidade de escutar todas as sinfonias de Mozart executadas pela mesma orquestra em uma programação estabelecida. A OSUEL com esta iniciativa, e com o ciclo Brahms, se destaca como uma realidade cultural prestigiada e com uma missão importante.
            As primeiras sinfonias de Mozart, foram inspirados por Johann Christian Bach, que conheceu Mozart em Londres, em 1764. Enquanto na Itália, Johann Christian Bach desenvolveu o estilo contrapontístico que tinha aprendido com seu pai. O estilo sinfônico de Mozart, tem suas raízes neste estilo híbrido de Johann Christian Bach, porque ele tinha experimentado em primeira mão o encontro de cultura nórdica com o sul.
            No final dos anos 1760, Mozart permaneceu em Viena e depois retornou a Salzburgo. Em Viena, ele compôs outro conjunto de sinfonias marcado pelo movimento do minueto e trio, muito apreciado pelos austríacos. Como tinha feito em Londres, ele adaptou seu estilo de sinfonia, ao gosto local e, ao fazer isso desenvolveu sua própria técnica. Então, visitou a Itália, e desta visita surgiu um outro grupo de sinfonias.
            Como demonstrado por duas das sinfonias que escreveu nessa época (Sinfonia 29 KV 201 (1774) e a Sinfonia 25 em sol menor KV 183 (1773), Mozart atingiu o auge de sua "aprendizagem" sinfônica. Mozart escreveu mais de 50 sinfonias, embora a numeração oficial vá apenas até 41. A maioria delas foi escrita antes de 1781, quando Mozart deixou o serviço da corte do arcebispo Colloredo. As sinfonias eram uma maneira de afirmar a sua reputação e ganhar “um pouco de dinheiro” através de performances, comissões e publicações.
            Os últimos anos presenciaram o renascimento extraordinário das sinfonias de Mozart. Duas delas foram compostas por ocasião da visita de Mozart às duas cidades, Linz (nº 36 KV 425) e Praga (nº 38 KV 504) e, refletem as suas características, como a Sinfonia n º 31 "Pariser" KV 297. Linz é primeira sinfonia de Mozart a ter uma introdução lenta, enquanto que Praga não tem minueto e trio.
            Em 1788, no curto espaço de seis semanas, Mozart escreveu suas três últimas sinfonias, e não é claro o propósito de tais composições. As sinfonias nº 39 (KV 543), nº 40 (K. 550) e nº 41 (KV 551) são os símbolos do puro classicismo, e antecipa posteriores desenvolvimentos em termos de forma e caráter. Por esta razão, foram as sinfonias mais admiradas pelos críticos de todos os tempos.

PROGRAMA          

Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
Sinfonia nº 5 (KV. 22) em Si b Maior
Allegro
Andante
Allegro molto



Franco CIOCI (n. 1940)

Romanza para Orquestra




Jean Michel DAMASE (n. 1928)
(arranjo: Vitor Gorni)

“Prélude, Élégie et Final” para Trombone Solo e Cordas


Solista: Elder Gimenes, trombone



Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
Sinfonia nº 38 “Praga” (KV. 504) em Ré Maior
Adagio - Allegro
Andante
Finale (Presto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário