A Divisão de Artes Cênicas da Casa de
Cultura da UEL promove a oficina
“O método de Análise Ativa como processo de criação”
Ministrada por Nair D’Agostini
Datas: 16 a 20 de outubro, das 14:30 às 18:30h
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da
UEL - Av. Celso Garcia Cid, 205 - Londrina-PR
Público: profissionais e estudantes de artes cênicas
Investimento: R$40,00 / R$20,00 (estuda...
ntes)
Inscrições (até 06/10) na Divisão de Artes Cênicas por meio de currículo
resumido e carta de intenção
Os interessados que não residam em Londrina poderão enviar sua inscrição para o
e-mail camiloscan@hotmail.com
Maiores informações na DAC/CC- fone: (43) 3322-1030
O método de Análise Ativa como processo de criação.
Conteúdo a ser desenvolvido: Desenvolvimento do método de Análise Ativa.
Aplicação do método no texto literário. Conceitos fundamentais para o
entendimento do método. Processo de criação a partir dos elementos do método.
Curso teórico-prático
PROGRAMA DO CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE ANÁLISE ATIVA
O processo de desenvolvimento do Método de Análise Ativa de Konstantin
Stanislávski e seus elementos fundamentais: Ideía, tema, Superobjetivo, Linha
Transversal de ação do texto, Linha transversal da contra-ação do texto,
Universo Inicial da obra, Principal circunstância dada, Grande, médio e pequeno
círculos, Acontecimentos gerais da obra: Acontecimento Inicial, Fundamental,
Central e Principal ou Final. Superobjetivo da personagem, Linha transversal de
Ação da personagem, Linha transversal da contra-ação da personagem, Objetivos,
obstáculos e ações da personagem nos acontecimentos sequenciais.
Aplicação do Método de Análise Ativa nos contos de Anton Tchekhov: “A Corista”
e “Os Ladrões”. Análise detalhada de seus acontecimentos gerais e sequenciais e
a criação dos acontecimentos através de Études.
Nair D’Agostini é atriz, diretora e professora de teatro. Bacharel em Direção
Teatral e Licenciada em Arte Dramática na UFRGS. Cursou pós-graduação no
Instituto Estatal de Teatro Música e Cinema de Leningrado (LGTMIK), onde foi
aluna de G. Tovstonógov. Mestre em Filosofia Contemporânea na área de Estética
- dissertação sobre a mímesis em Aristóteles e Lukacs (UFSM). Doutora em
Literatura e Cultura Russa pela FFLCH, Universidade de São Paulo (2007), tese
sobre o método de análise ativa de K. Stanislávski. Professora da Universidade
Federal de Santa Maria, nos cursos de Licenciatura Plena em Artes Cênicas,
Bacharelado em Interpretação e Direção em Artes Cênicas (1985-2001).
Nenhum comentário:
Postar um comentário