sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Oficina Análise Ativa com Nair D'Agostini


A Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL promove a oficina

“O método de Análise Ativa como processo de criação”

Ministrada por Nair D’Agostini 

Datas: 16 a 20 de outubro, das 14:30 às 18:30h
Local: Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL - Av. Celso Garcia Cid, 205 - Londrina-PR
Público: profissionais e estudantes de artes cênicas
Investimento: R$40,00 / R$20,00 (estuda...

ntes)
Inscrições (até 06/10) na Divisão de Artes Cênicas por meio de currículo resumido e carta de intenção
Os interessados que não residam em Londrina poderão enviar sua inscrição para o e-mail camiloscan@hotmail.com
Maiores informações na DAC/CC- fone: (43) 3322-1030

O método de Análise Ativa como processo de criação.
Conteúdo a ser desenvolvido: Desenvolvimento do método de Análise Ativa. Aplicação do método no texto literário. Conceitos fundamentais para o entendimento do método. Processo de criação a partir dos elementos do método. Curso teórico-prático

PROGRAMA DO CURSO TEÓRICO-PRÁTICO DE ANÁLISE ATIVA
O processo de desenvolvimento do Método de Análise Ativa de Konstantin Stanislávski e seus elementos fundamentais: Ideía, tema, Superobjetivo, Linha Transversal de ação do texto, Linha transversal da contra-ação do texto, Universo Inicial da obra, Principal circunstância dada, Grande, médio e pequeno círculos, Acontecimentos gerais da obra: Acontecimento Inicial, Fundamental, Central e Principal ou Final. Superobjetivo da personagem, Linha transversal de Ação da personagem, Linha transversal da contra-ação da personagem, Objetivos, obstáculos e ações da personagem nos acontecimentos sequenciais.
Aplicação do Método de Análise Ativa nos contos de Anton Tchekhov: “A Corista” e “Os Ladrões”. Análise detalhada de seus acontecimentos gerais e sequenciais e a criação dos acontecimentos através de Études.

Nair D’Agostini é atriz, diretora e professora de teatro. Bacharel em Direção Teatral e Licenciada em Arte Dramática na UFRGS. Cursou pós-graduação no Instituto Estatal de Teatro Música e Cinema de Leningrado (LGTMIK), onde foi aluna de G. Tovstonógov. Mestre em Filosofia Contemporânea na área de Estética - dissertação sobre a mímesis em Aristóteles e Lukacs (UFSM). Doutora em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH, Universidade de São Paulo (2007), tese sobre o método de análise ativa de K. Stanislávski. Professora da Universidade Federal de Santa Maria, nos cursos de Licenciatura Plena em Artes Cênicas, Bacharelado em Interpretação e Direção em Artes Cênicas (1985-2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário