sábado, 4 de agosto de 2012

Palestras e oficinas sobre economia criativa no Paraná


Conceito, estatísticas mundiais, estratégia de desenvolvimento e cidades criativas são alguns dos temas do evento que ocorre em 10 cidades do Paraná. A Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC), em parceria com a Secretaria do Turismo (SETU), o SESI Paraná e o fórum Londrina Criativa, promove a partir de agosto uma série de palestras e oficinas sobre Economia Criativa em 10 cidades do interior do Estado. O ciclo integra o Paraná Criativo, programa elaborado pela SEEC que prevê diversas ações sobre o tema.
As palestras são abertas a todos os interessados e as oficinas voltadas aos gestores públicos e de organizações sem fins lucrativos das áreas da cultura, turismo, desenvolvimento e educação. Todas as atividades serão realizadas por Ana Carla Fonseca Reis, uma das maiores estudiosas do assunto no Brasil. Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Toledo, Londrina, Cianorte, Paranavaí, Castro, Guarapuava, Paranaguá e Araucária, são as primeiras cidades a fecharem a parceria para realização das oficinas.


O ciclo de palestras tem como objetivo promover o entendimento do que significam economia criativa e cidades criativas, e provocar uma reflexão sobre como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade. Também pretende promover uma visão de empreendedorismo criativo e das condições necessárias a seu estímulo a partir das interfaces entre cultura, turismo, educação, tecnologia, entre outras.


O Paraná, por seu perfil econômico, diversidade social e efervescência cultural, ocupa posição propícia para uma abordagem de economia criativa voltada ao desenvolvimento. Criar um ambiente favorável à concretização do potencial criativo das empresas e talentos, revelando oportunidades de negócios ainda inexplorados e direcionando políticas favoráveis para a conversão de criatividade em inovação, requer conscientização de agentes públicos e privados e o desenho de uma estratégia amplamente articulada. 


As palestras e oficinas sobre Economia Criativa promovidas pela SEEC visam fomentar essa ação em todo o Paraná. 
Palestrante Ana Carla Fonseca Reis é administradora pública, economista, mestre em Administração de Empresas e doutora em Urbanismo. Consultora e conferencista internacional, tendo palestrado em mais de 20 países e em todos os estados brasileiros. Assessora em Economia Criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD), curadora de congressos nacionais e internacionais em cidades criativas, é consultora para empresas privadas, órgãos públicos e instituições sem fins lucrativos. Autora e coautora de sete livros, dentre os quais Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (Manole, 2006 – Prêmio Jabuti 2007 em Economia, Administração e Negócios).

Londrina 
Palestra: 6/ago 19h00 
Curso: 6/ago 09h00 - 12h00/ 14h00 - 17h00 
Teatro do SESI 
Praça 1º de maio, n.110

Serviço:
Cursos Economia Criativa – Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário