quarta-feira, 22 de agosto de 2012

OSUEL - Temporada 2012

CASA DE CULTURA UEL APRESENTA “ORQUESTRA SINFÔNICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA” COM REGÊNCIA DE EVGUENI RATCHEV. 

A APRESENTAÇÃO FAZ PARTE DA TEMPORADA 2012 E SERÁ DIA 23 DE AGOSTO ÀS 20H30 NO TEATRO MARISTA. ENTRADA FRANCA.

PROGRAMA

Gioacchino ROSSINI (1792-1868)
Abertura Semiramide

Wolfgang Amadeus MOZART (1756-1791)
Sinfonia Concertante para Sopros (K. Anh.C 14.01 / 297b) em Mi b Maior
Allegro
Adagio
Andantino con Variazione
Solistas:
Marcos Aquino, oboé
André Matos, clarinete
Josimar Marcos da Silva, trompa
Gerson Lins Rodrigues, fagote

INTERVALO

Johannes BRAHMS (1833-1897)
Sinfonia nº 2 (Op. 73) em Ré Maior
Allegro non troppo
Adagio non troppo
Allegretto grazioso (quasi andantino)
Allegro con spirito


OSUEL
A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, primeira orquestra sinfônica do Paraná, foi criada oficialmente em 14 de março de 1984, na gestão do Reitor Dr. Marco Antonio Fiori, tendo como objetivos: interpretar e difundir o repertório sinfônico tradicional e contemporâneo com ênfase na música brasileira; dar suporte às atividades acadêmicas dos cursos ligados à área de música, através de integração com o ensino, pesquisa e extensão. A Orquestra é uma entidade cultural que visa estimular a apreciação musical da população a ponto de possibilitar aos cidadãos ferramentas para que os mesmos ampliem o seu repertório musical histórico assim como possam formular uma opinião crítica sobre as mais diversas manifestações estéticas ao longo da história da música ocidental.
A OSUEL é formada por músicos profissionais contratados mediante concurso público e a incumbência de iniciar este trabalho coube ao Maestro Othônio Benvenuto, que já em 1978 realizava as primeiras experiências com um pequeno grupamento instrumental intitulado “Conjunto Música”, que aos poucos foi crescendo e atuando junto ao Coral da UEL.
Sucedendo ao trabalho pioneiro do maestro Benvenuto, a OSUEL foi dirigida pelos maestros: José Eduardo Gramani, Cláudia Feres, Norton Morozowicz, Evgueni Ratchev, Wagner Polistchuk, Martin Tuksa, Henrique Vieira e Elena Herrera (Cuba, Brasil) e Maurizio Colasanti.
Paralelamente aos concertos de gala, apresenta os “Concertos Didáticos”, projeto educacional com o objetivo de, através de aulas-concertos, contribuir para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, a partir do conhecimento da estrutura e composição de uma orquestra sinfônica, isto é, seus instrumentos e a importância de cada um no conjunto orquestral. A OSUEL busca, desta forma, despertar o interesse pela música de concerto, estimulando o público a refletir e a desenvolver o hábito da escuta crítica bem como o papel da música na sociedade contemporânea. Em 1999, a OSUEL gravou o primeiro CD e no final de 2000 realizou a gravação ao vivo em concerto da ‘Temporada Ouro Verde’ do segundo CD intitulado
Compositores Brasileiros.  Em outubro de Em outubro de 2003, recebeu a “Comenda Ouro Verde”, homenagem prestada pela Câmara Municipal de Londrina.

EVGUENI RATCHEV
Natural da Bulgária, o violinista Evgueni Ratchev realizou sua Graduação e Mestrado em Violino na Academia Superior de Música de Sófia, Bulgária. Especializou-se em violino com o Profo Fritz Elers como camerista com o Profo Ziegfried Palm (Alemanha) e em Regência Orquestral com Franco Ferrara em Siena (Itália). Finalista no Concurso Internacional de Violino “J. S. Bach” em Leipzig (Alemanha). Integrou como spalla e solista uma das mais importantes Orquestras de Câmara da Bulgária “Stúdio Concertante
Em 1987, veio para o Brasil, criando o Quarteto de Cordas de Belém. Fundou a Orquestra de Câmara do Pará, atuando como regente e spalla. Como maestro convidado e solista, realizou vários concertos no Brasil, com as Orquestras Sinfônicas de Belo Horizonte, Brasília e Paraná, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina.
Desde 1996 é spalla da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Ocupou o cargo de maestro adjunto nesta mesma orquestra no período de 1996 à 2008. Realizou concertos como regente convidado da Garland Symphony Orchestra, New Symphony Orchestra of Arlington, Las Colinas Symphony Orchestra, no Texas (EUA). Integrou o corpo docente de violino e música de câmara no Curso Superior de Música da Universidade Estadual de Maringá (PR) e no Curso de Música do Colégio Mãe de Deus em Londrina. É professor convidado nos Festivais de Música de Londrina, Brasília e Cascavel. Como camerista nos últimos anos realizou concertos com o pianista norte-americano Daniel Schene em Columbia e Sant Louis, (EUA). Em 1998 fundou Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” sendo spalla e Diretor artístico. Dirigiu a gravação do primeiro CD “Imagens Brasileiras” da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” que resultou em reconhecimento nacional recebendo o maior prêmio de música, PRÊMIO TIM DE MÚSICA BRASILEIRA. Gravou o segundo CD da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” – “A Música dos Séculos” e recentemente o CD com obras inéditas de Guerra - Peixe, além de realizar as gravações da trilha sonora para o filme “Marsupilami” (França). Com Zapell – Music (Áustria). Em 2004 lançou o CD internacional da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” – “Brasilianas” na Áustria, Alemanha e França.
Realiza inúmeros concertos com esta orquestra, percorrendo todo o estado do Paraná e outras cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Curitiba, Ouro Preto, Juiz de Fora, Marília, entre outros. Em 2010 realizou junto a esta orquestra a primeira turnê internacional do grupo, participando em um dos mais prestigiados eventos eruditos na Europa, Varna Summer International Music Festival. Anualmente é convidado a realizar master classes de violino e concertos como regente e solista de Missouri Chamber Orchestra e da Univesity Philarmonic Orchestra, Missouri-Columbia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário