sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Mês de atividades no Dança nas Escolas


Projeto Dança nas Escolas, oportunidade para descobrir a arte da dança
  
A descoberta de novos talentos e a formação de público também podem começar na escola, através de projetos como o Dança nas Escolas, da Fundação Cultura Artística (Funcart), em parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina. A programação do segundo semestre 2012 começa na próxima segunda-feira (dia 13).


A primeira unidade de ensino a receber o projeto, coordenado por Patrícia Proscêncio, será a Escola Moacyr Camargo Martins, no Conjunto Habitacional Parigot de Souza, de 13 a 21 de agosto. 
A partir de 28 de agosto a 6 de setembro, os alunos da Escola Moacyr Teixeira, Conjunto Habitacional Maria Cecília (Zona Norte), também terão a chance da participação em oficinas, assistindo ainda repertórios clássicos e contemporâneos.


Para muitas crianças, o Dança nas Escolas é a única oportunidade de contato com a arte. Uma experiência que, de alguma forma marca a vida dos que participam das oficinas e assistem aos espetáculos apresentados no projeto.
O Dança nas Escolas é realizado pela Funcart, desde 2007. Neste período, 400 professores e 7000 alunos de 27 escolas participaram das oficinas. Desse universo, 250 crianças ganharam bolsas de estudos integrais para a Escola Municipal de Dança.
Na última unidade escolar em que foi realizado o projeto em 2012, a Escola Municipal Pedro Vergara, no Conjunto Habitacional Mister Thomas (Zona Leste), 83 alunos participaram das oficinas e sete foram selecionados para bolsas na Escola Municipal de Dança.

Durante a primeira etapa do projeto em cada escola, os professores são sensibilizados sobre a importância da dança também na sala de aula.
“O interessante é todo o processo, desde a sensibilização dos professores às oficinas com os alunos. Todos passam a perceber a dança, como um instrumento pedagógico, que pode ser aplicada também nas disciplinas. O Dança nas Escolas possibilita essa contextualização”, destaca Patrícia Proscêncio.
No primeiro dia do projeto, os monitores visitarão todas as salas de aulas convidando alunos de sete a 12 anos para participarem das atividades. 
Os estudantes assistirão repertórios de clássico, incluindo obras como “O Quebra-Nozes”, “Corsário”, “Esmeralda”, com adaptação de Marciano Boletti e Alexandro Micale, e os contemporâneos “Modupé”, coreografia e direção, Alexandro Micale, “Móbile” e “HQ”, coreografia e direção Wagner Rosa.

Os pais também são convidados para as apresentações, um momento em que, a maioria, que nunca assistiu a uma apresentação de balé, fica surpresa e encantada com as coreografias, despertando o interesse pela arte. O projeto já realizou apresentações para um público de mais de 10 mil pessoas.
“Convidamos os pais e a comunidade para os espetáculos, o que ajuda na formação de plateia, mas também desperta a vontade de dançar. É muito comum, as crianças saírem das apresentações sonhando em ser bailarino ou bailarina”, destaca Patrícia.
A partir desse primeiro contato com a dança, as crianças que quiserem participarão das oficinas, que acontecerão durante cinco dias na escola. No último dia é realizado um teste seletivo para bolsas de estudos integrais da Escola Municipal de Dança.
Para Marta Rocha Fogari, mãe da aluna Ana Paula Fogari, 12 anos, do quinto ano da Escola Municipal de Dança, selecionada para bolsa de estudo, através do projeto Dança nas Escolas, o balé melhorou até a condição física da estudante.
Na avaliação de Simone dos Santos Aleixo, mãe da aluna do segundo ano, Maria Beatriz Aleixo, 12 anos, conseguir que a filha estudasse dança como bolsista é um sonho realizado.
A coordenação do Dança nas Escolas e das oficinas direcionadas aos professores é de Patrícia Proscêncio, que se dedica à dança há 18 anos.  Desde 2001, integra o corpo docente da Escola Municipal de Dança. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); especialista em Metodologia da Ação Docente e docente da Faculdade Norte Paranaense (Uninorte).
Este é um projeto patrocinado pela Secretaria de Cultura e conta com a parceria da Secretaria de Educação.

Programação do Dança nas Escolas em agosto e setembro:

13 a 21 de agosto: Escola Moacyr Camargo Martins
Apresentação de dança dia 14/8, às 11 horas e às 14 horas, na quadra da escola.
Endereço: Avenida Francisco Gabriel Arruda, 723, Conjunto Parigot de Souza, I. Fone: 3375-0149.

28 de agosto a 6 de setembro
Apresentação de dança dia 29 de agosto às 11 horas e às 14 horas, na quadra da escola.
Endereço: Rua Luiz Brugin, 775, Conjunto Maria Cecília. Fone: 3375-0163, 3326-4422 – ramal 121.

Nenhum comentário:

Postar um comentário