quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Flapt realiza exposição Banquinhos da Solidariedade

A Vila Cultural Flapt inicia nesta sexta-feira, às 19h30 a abertura da exposição Banquinhos da Solidariedade, no Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52). 

A instituição recebeu uma doação de 27 bancos confeccionados por artistas curitibanos para a ação social Banquinhos da Solidariedade, da galeria Espaço Carmesim de Arte e Design, de Curitiba. Além da exposição, um leilão das obras será realizado no final de novembro na Flapt para arrecadar fundos para as ações com a comunidade do Cj. Aquiles Stenghel. A exposição vai até 27 de novembro, das 10h às 22h e a entrada é gratuita.

De acordo com a coordenadora de espaço da Flapt, Miriam Andrei, o intuito da exposição é mostrar um pouco da arte paranaense; a exposição também tem uma  significação importante. “Além de ser um espaço de vivência e formação infanto/juvenil, a Vila Flapt busca ser compreendida como uma instituição madura e fomentadora da cultura em suas diversas linguagens e para seus diversos públicos”.


Banquinhos da Solidariedade
Participaram da ação social artistas plásticos, designers e arquitetos em que cada um recebeu uma banqueta de madeira para ser trabalhada livremente. O coordenador e curador da galeria, Hugo Umberto, reconhecendo o trabalho da Flapt e em homenagem póstuma à sua fundadora professora Dra Elena Maria Andrei, decidiu realizar a doação de 27 bancos. Assim, a instituição poderá leiloar as obras e arrecadar fundo para aplicar nas ações com a comunidade do Cj Aquiles Stenghel, na região norte de Londrina“.


Flapt e a formação cidadã
A Vila Cultural Flapt (Ong Flapt) atua no campo da educação não-formal, valorizando a cultura popular brasileira em especial as afrodescendente e indígena. Instalada na Associação de Moradores do Cj Aquiles Stenghel, a instituição oferece para a população projetos de artes cênicas, capoeira, clube do livro, espanhol, gibiteca, hip-hop, ludoteca, samba de gafieira, além de um telecentro com oficinas de iniciação à informática.

Os projetos desenvolvidos com as crianças e jovens convertem-se em apresentações artísticas gratuitas para a população ao longo de todo o ano. O objetivo é promover o desenvolvimento intelectual, afetivo e social, principalmente da juventude. Com olhos para a formação cidadã pretende-se fortalecer suas identidades culturais e autoestima, para construir um futuro melhor para todos da comunidade. Desde 2012 a institiuição denomina-se Vila Cultural Flapt com o apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Contatos
Presidente: Shirlei Oliveira (43)9836-9157.
Organizadora de espaço: Miriam Andrei (43)9609-1166
Serviço: Exposição Banquinhos da Solidariedade.
Realização: Vila Cultural Flapt com apoio do Sesc Cadeião Cultural
Data: De 16/10 a 27/11, de terça a domingo das 10h às 22h. Entrada gratuita.
Vila Cultural Flapt, rua Vergílio Perin, 935/985, Conjunto Aquiles Stenghel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário