segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Exposição Areté: de Norte a Sul

Mostra reúne trabalhos desenvolvidos durante sete meses do projeto
Abertura acontece nesta quinta-feira (8) de outubro

                Em março deste ano, o coletivo de oito arte educadores do projeto Areté: de Norte a Sul começaram a ministrar oficinas artísticas formativas gratuitas no Centro de Comunicação e Cultura da Região Sul e no Centro Cultural Lupércio Luppi. Dos encontros semanais, diversas intervenções artísticas, como pintura mural, lambe-lambe e possibilidades fotográficas foram realizadas durante sete meses.
A estratégia do projeto foi a de promover a partir destas ações, a descentralização da arte na cidade de Londrina, estimulando a relação entre as duas comunidades e todos os artistas envolvidos.
A exposição abre nesta quinta-feira (08), às 19h, e, os resultados dos diversos trabalhos se transformam agora em instalações que ocupam o espaço expositivo da Vila Cultural Grafatório (Av. Paul Harris, 1575).
Os arte educadores estarão presentes, juntamente com alguns participantes do projeto, para realizar uma conversa aberta sobre o processo vivenciado nas duas extremidades de Londrina.
Além disso, o Bar About estará aberto servindo comes e bebes. A entrada é franca.


Areté: de Norte a Sul
Areté em Tupi-Guarani é um dia festivo; a mesma palavra na Grécia antiga era sinônimo de coragem e força para enfrentar as adversidades. Na Paideia (sistema de educação e formação educacional das culturas grega e greco-romana), areté também surgiu como conceito de educação integral para a formação de indivíduos capazes de desempenhar qualquer função na sociedade. Em virtude disso, nomeamos este projeto com intuito de resgatar a essência desta palavra, que por estar munida de significados permite com que ações deste projeto se molde, na medida em que a convivência entre as comunidades e os participantes se estreitem. Compreendendo também a importância de comemorar diariamente dentro de espaços frágeis.
Pensar o fazer artístico contemporâneo envolve o conhecimento sobre a natureza de seu processo justamente por estar carregado de caráter experimental, cabendo às oficinas deste projeto, retomar aspectos cotidianos que valorizem o entorno do indivíduo ampliando as margens que as demandas culturais ainda não alcançam.
               O projeto contou ainda com oficinas de artistas convidados no âmbito nacional, como o Zéh Palito e Rimon Guimarães, que deram início as nossas aventuras em pintura mural, e também, com o fotógrafo paraense Alexandre Sequeira, que trabalhou com possibilidades fotográficas que mesclaram a identidade das duas regiões.
O projeto Areté: de Norte a Sul conta com o patrocínio do PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura.


Serviço:
Areté: de Norte a Sul : abertura da exposição
Quinta-feira (8 de outubro) – 19h
Vila Cultural Grafatório (Av. Paul Harris, 1575)
Entrada livre
Para mais informações: Carolina Sanches (43) 9680-5936 | Grafatório (43) 3024-3533.

Nenhum comentário:

Postar um comentário