quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Oficina de palhaço para leigos, sonhadores, tímidos e simpatizantes

Aberto a todos que tem o interesse no palhaço, sem necessariamente ter o objetivo de se tornar um. Não há máscara do nariz, mas o que vem antes disso. A criatividade, sensibilidade, prazer, a interação, o lúdico, as trocas humanas.

com Olivier-Hugues Terreault (Teatro do Sopro)

OFICINA – 12 e 13 de setembro de 2015
Local: Clac Circo (Rua Professor Samuel Moura, 451 – Londrina)

Oficina de palhaço para leigos, sonhadores, tímidos e simpatizantes

Exclusivo para iniciantes.
25 vagas 
Duração: 20 horas
Sábado e Domingo das 8:00 às 19h
Investimento: R$250,00 - pode ser dividido em entrada no ato da inscrição + 1 parcela! Assim sua vaga fica garantida!!!
****Para se inscrever envie NOME COMPLETO E RG junto com o COMPROVANTE DE DEPÓSITO para caluproduz@gmail.com e receberá um email de confirmação da inscrição.
ITAU
AGENCIA: 1555
CONTA POUPANÇA: 46137-3/500
Num ambiente seguro, leve e agradável, explore o seu poder de criar, de se maravilhar, de brincar, e de rir de si mesmo!


PALESTRA – 11 de setembro de 2015

Palhaço Hospitalar - Quem ajuda quem?
Sala de eventos do CECA - UEL
Grátis!!!

Conversa e reflexões sobre o que é o palhaço: sua função no ambiente hospitalar, as adaptações necessárias, as especificidades do trabalho em pediatria e em geriatria, no Canadá e no Brasil. Uma combinação de humor, intervenções teatrais, testemunhos inspiradores, reflexões, conselhos práticos, debates e dados científicos.
(Duração: 2 horas / aberto para perguntas do público).


OLIVIER-HUGUES TERREAULT

INTERVENÇÃO – CAPACITAÇÃO – SENSIBILIZAÇÃO

Olivier-Hugues Terreault é canadense, de Quebec, mas cresceu e viveu grande parte de sua vida em Montreal. É empreendedor social, palhaço terapêutico, formador, autor, palestrante e professor de meditação budista. Co-fundador da Ong Jovia (2002, Montreal, Canadá) e do Teatro do Sopro (2012, Rio de Janeiro-RJ), que age com abordagem terapêutica em Instituições de longa permanência para Idosos, resultado de mais de uma década de pesquisa e prática comprovada no Canadá.

O palhaço está nos hospitais. Ao abrir uma porta para o imaginário, ampliando a perspectiva das pessoas, rompendo o isolamento e trazendo um vento de frescor, cria um laço com elas que permite ir até o imaginário nas lembranças, na loucura, no humor e, assim, por um breve momento, fazerem parte do nosso mundo, do mundo que os cerca. O palhaço permite que elas possam se perceber capazes de ser criativas, com vontade de viver, pois esta faz parte das necessidades essenciais, como comer, dormir, se abrigar e se sentir em segurança. O palhaço é o arquétipo da resiliência ante a fragilidade da existência humana.

A sensibilização e capacitação tem por fim ampliar e aprofundar o conceito de saúde global através da experiência do palhaço em instituições de cuidado, trabalhando o conceito da alegria e empatia. Uma combinação de humor, intervenções teatrais, testemunhos inspiradores, reflexões, conselhos práticos, debates e dados científicos.

Os temas são bem diversos e criativos, entre eles, “A arte de não salvar ninguém, mas ser salvo por todos”, onde um palhaço dá conselhos práticos; “Como tornar nosso trabalho mais significativo”, em que se ensina a transformar as responsabilidades cotidianas em oportunidades de realização pessoal; “Cuidar e curar: o papel do profissional na atenção ao paciente”, em que se orienta em como se apropriar do conceito de humanização hospitalar; “Alegria como filosofia de potência e saúde”, em que destacamos a medicina como lugar sociológico, formação e visão de mundo do palhaço, o papel do palhaço na construção da medicina do futuro; e “Formação do olhar”, por uma educação ligada à ética do encontro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário