quarta-feira, 12 de março de 2014

Ballet de Londrina abre ensaios ao público

A partir desta semana, o Ballet de Londrina promove ensaios abertos dos espetáculos “... à Cidade” e “A Sagração da Primavera” aos londrinenses interessados no processo de criação da companhia. As apresentações acontecem toda quarta-feira, às 10h30, na sede da Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380). O público máximo é de dez pessoas, que devem confirmar presença previamente pelo telefone 3342-2362. A entrada é gratuita.

         Os ensaios acontecem sem interrupções para correções ou ajustes e, após a performance, os espectadores podem conversar com o diretor Leonardo Ramos e com o elenco. “Nossa intenção é estreitar a relação com as pessoas e também propiciar o entendimento dos procedimentos de criação, antes que a obra chegue ao palco”, afirma Ramos.
Foto: Renato Forin Jr

O diretor explica que, ao longo dos 20 anos de trajetória da companhia, é hábito convidar amigos, jornalistas e pessoas especializadas para assistirem a ensaios antes das estreias. Desta vez, a ideia é democratizar o acesso a todos os amantes da dança e discutir a concepção de dois espetáculos que já são sucessos de repertório. “A Sagração da Primavera” estreou em 2011 e “...à Cidade”, de 1996, foi remontado no último dezembro para a apresentação comemorativa do aniversário do Ballet de Londrina. As duas obras cumprem temporada no mês de março em Londrina e, na sequencia, iniciam turnê nacional.

Rotina - O diretor e os doze dançarinos do Ballet trabalham todos os dias no período da manhã. Os ensaios dividem-se em duas partes: uma aula com exercícios de balé clássico de base e, posteriormente, o treinamento com movimentos contemporâneos e a passagem dos espetáculos do repertório.

“Muita gente, ao final das apresentações do Ballet e nas redes sociais, perguntam sobre a nossa rotina, sobre o tempo de criação e sobre a manutenção das montagens. A abertura dos ensaios é também uma forma de responder, na prática, a estas questões. Temos hoje bailarinos com a mesma idade da companhia e queremos dividir estas experiências”, conclui o diretor.
Renato Forin Jr


Serviço:
Ensaios abertos do Ballet de Londrina
Espetáculos “...à Cidade” e “A Sagração da Primavera”
Toda quarta-feira
Às 10h30
Na Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380)
Lotação: 10 pessoas

Confirmar presença antecipadamente pelo fone (43) 3342-2362

Nenhum comentário:

Postar um comentário