terça-feira, 18 de dezembro de 2012

2012, ano de conquistas para a Funcart


Temporadas nacionais e internacionais, premiações e uma produção que inclui 12 estreias, 20 espetáculos de dança e teatro produzidos, mais de 200 apresentações em Londrina e outras cidades brasileiras destacam o trabalho da Funcart em 2012. Em quase 20 anos de atividade, a fundação está revolucionando a forma de fazer cultura na cidade

A Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) se prepara para comemorar duas décadas em 2013, encerrando o ano com a indicação da Companhia Ballet de Londrina entre os melhores espetáculos nacionais e internacionais do Guia Folha, destaque em segundo lugar na votação do público. Também comemora as conquistas do Prêmio Klauss Vianna e dos palcos da Europa ao se apresentar pela primeira vez na França.

O diretor da Funcart  e da Companhia Ballet de Londrina, Leonardo Ramos, faz um balanço positivo de 2012, ano em que se prepara para as comemorações dos 20 anos da fundação, que revolucionou o jeito de fazer arte em Londrina.

A Funcart ainda é responsável pelas escolas municipais de Dança (EMD) e de Teatro (EMT), que movimentaram o circuito cultural londrinense, com 12 estreias.  Somados foram 20 espetáculos da dança e teatro produzidos e 207 apresentações em Londrina e outras cidades. Um público de mais de 50 mil pessoas. O Ballet de Londrina ainda estreou nova coreografia, Petrouchka, de Leonardo Ramos.

Além disso, em 2012, o Circo Funcart se tornou uma das principais salas de apresentações da cidade, desde o incêndio do Ouro Verde, dia 12 de fevereiro. Pelo palco do circo passaram espetáculos dos festivais de Música de Londrina (FML), Internacional de Teatro (Filo) e shows, como o de  Simone Mazzer, que lotou a sala no final de semana em duas apresentações. 

Para a Companhia Ballet de Londrina, que tem dois espetáculos, Petrouchka e A Sagração da Primavera,  entre os melhores de 2012 do Guia Folha, o ano foi  importante, destacando o grupo entre os de maior circulação do País.

“Temos um público grande no Brasil. Um circuito que inclui sempre no roteiro o Nordeste, interior de São Paulo, Minas Gerais. Este ano ainda realizamos cinco apresentações na França e quatro no Peru, além de temporadas regionais. Ao conquistarmos os palcos franceses, abrimos mercado  para temporadas em outros países da Europa, principalmente Portugal, já que 2013 será o ano do Brasil em Portugal. Não podemos esquecer o Prêmio Klauss Vianna, que também é um reconhecimento pelo nosso trabalho”,completa Ramos.

Os 20 anos da Funcart, que serão comemorados em 2013, marcam um processo de revolução cultural, que se estende da produção de espetáculos  à formação profissional.
“Este ano, a Escola Municipal de Teatro registrou a menor evasão de alunos. Foram 111 alunos matriculados, sendo que 24 novos atores foram formados pela escola”, avalia o diretor da EMT, Silvio Ribeiro.

Uma abrangência que inclui projetos, como o Dança nas Escolas, que atendeu cinco escolas municipais, atingindo 67 professores, sendo que 727 alunos participaram das oficinas e 76 se inscreveram para aulas de dança na EMD. Além disso, um público de 2480 pessoas assistiu aos espetáculos apresentados nas escolas.
Outras 128 crianças participaram de projetos da Funcart, como o Iniciação à Dança,  representando um passo importante não só para a formação profissional, como de próprio público consumidor de arte.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário