sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cine Com-Tour/UEL - Deus da Carnificina

"Deus da Carnificina" - de 6 a 12 de julho


SINOPSE:
Comédia dramática. Em Nova York, o casal Nancy e Alan Cowan vai até o apartamento de Penélope e Michael Longstreet. Motivo da visita: na saída da escola, o filho do primeiro casal agrediu o filho do segundo. Eles tentam resolver o assunto dentro das normas da educação e civilidade, mas, aos poucos, cada um perde o controle da situação. Conforme a discussão se intensifica, a educação dá lugar à selvageria. O quarteto é composto de personalidades muito diferentes: Kate Winslet interpreta Nancy, mulher elegante e cordial, tendo sempre que se desculpar pelo comportamento inadequado de seu cínico marido, Alan, interpretado por Christopher Waltz. O outro casal é composto por Michael (John C. Reilly), homem acostumado à imagem de bonachão, mas que esconde temperamento mais forte do que se esperava, e Penélope (Jodie Foster), mulher guiada por rígidos princípios morais. Então a guerra psicológica começa, temperada pelo humor sarcástico.






CURIOSIDADES:

- A peça teatral "Deus da Carnificina", escrita pela argelina radicada em Paris Yasmina Reza, fez sucesso na Broadway e na Europa. No Brasil, a peça foi encenada em 2010 por Paulo Betti, Júlia Lemmertz, Orã Figueiredo e Deborah Evelyn.

- A soma das indicações ao Oscar dos quatro principais integrantes do elenco, fora outros prêmios, chega a 12. Jodie Foster faturou dois (O Silêncio dos Inocentes e Acusados), teve mais duas indicações (Nell e Taxi Driver); Kate Winslet ganhou um (O Leitor) e teve outras cinco indicações (Pecados Íntimos, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, Iris, Titanic e Razão e Sensibilidade), John C. Reilly teve uma indicação (Chicago) e Christopher Waltz também recebeu a estatueta de coadjuvante por Bastardos Inglórios.

- Deus da Carnificina é o primeiro filme dirigido por Polanski cineasta após a prisão domiciliar de sete meses ocorrida em setembro de 2009, na Suíça.

- Embora o filme se passe em Nova York, as filmagens aconteceram de fato em Paris. A razão desta distância ainda é a proibição do diretor Roman Polanski de retornar aos Estados Unidos, devido à condenação por ter tido relações sexuais com uma menor de idade, em 1977.

- O ator Elvis Polanski, como o próprio sobrenome entrega, é filho do diretor Roman Polanski com a atriz Emmanuelle Seigner. Esse é o segundo trabalho que eles realizam juntos. O outro foi Oliver Twist, de 2005, onde fez uma participação.

- O filme de Polanski, a exemplo do que aconteceu em Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock, foi rodado praticamente em um único cenário.

- O ator Matt Dillon era a escolha inicial para interpretar Michael, personagem que acabou nas mãos de John C. Reilly

- Deus da Carnificina foi rodado entre os dias 31 de janeiro e 14 de março de 2011.

- O filme competiu na seleção oficial do Festival de Veneza de 2011, e foi escolhido para abrir o Festival de Nova York do mesmo ano.

- O orçamento do filme está estimado em US$ 25 milhões.

PRÊMIOS

GLOBO DE OURO
2012
Indicações
Melhor Atriz - Comédia/Musical - Jodie Foster e Kate Winslet

FESTIVAL DE VENEZA
Ganhou
2011
Leoncino d'Oro (prêmio do publico jovem) - Roman Polanski

Nenhum comentário:

Postar um comentário