quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Ballet de Londrina abre temporada 2015 com seu novo espetáculo

Após estreia em dezembro, a Cia Ballet de Londrina abre Temporada 2015 com o espetáculo "Sem Eira Nem Beira", em março, no Circo Funcart, sempre às 20 horas.

Inspirado na cultura popular, “Sem Eira Nem Beira” agrega a dança dos brincantes nordestinos à linguagem contemporânea com a qual o Ballet de Londrina ficou conhecido nacionalmente. Assim, manifestações como o frevo, o maracatu, o caboclinho, o cavalo marinho e as quadrilhas aparecem estilizados numa coreografia que transporta o espectador para as festas e para a devoção do Nordeste brasileiro. Após peças mais soturnas, como “A Sagração da Primavera” (2011) e “Decalque” (2007), “Sem Eira Nem Beira” aparece como o espetáculo mais luminoso da trajetória recente da companhia. 

Imagem da estreia no futuro palco do Teatro Municipal de Londrina. Foto: Mariana Hertel
“Toda vez que me sinto na zona de conforto, eu procuro me reinventar. Em ‘Sagração’, percebemos que o corpo do elenco já dominava totalmente a linguagem horizontal com a qual ficamos conhecidos. Neste espetáculo, avançamos em outras direções, fundindo o clássico e o popular – que é uma característica do Movimento Armorial. Há uma desorganização proposital na coreografia, que remete à dança de rua do Nordeste, permeada de religiosidade e festividade, onde tudo começa e termina ”, explica o diretor Leonardo Ramos. 

Já na primeira cena, uma grande escultura de Nossa Senhora da Conceição, moldada pelo artista plástico Edson Massuci, conduz a legião de devotos representada pelo elenco. Em instantes, as formações predominantemente coletivas e circulares dos bailarinos transformam a aura mística. A coreografia faz referência às celebrações públicas e à dimensão privada de personagens anônimos, sem eira nem beira na vida, mas irradiadores de uma cultura visionária, que unifica sagrado e profano, erudito e popular, alegria e dor.

Serviço:
Sem Eira Nem Beira
1ª Temporada de 2015
Dias 7,8,14,15,21,22,28,29 (sábados e domingos)
Às 20h
No Circo Funcart - Rua Senador Souza Naves, 2380 - 3342-2362
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia e antecipado*)
*Venda antecipada na Funcart, de segunda a sexta em horário comercial.
*Servidor público estadual em greve (Educação-saúde-detran) não pagam ingresso na 1ª temporada. Limite de 50 ingressos por apresentação.

Ficha Técnica:
Sem Eira Nem Beira
Ballet de Londrina
Direção e criação: Leonardo Ramos
Coreografia e ensaios: Leonardo Ramos e Marciano Boletti
Elenco: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli(trainee), Bruno Calisto, Giovana Machado, José Maria, José Ivo, Kamila Oliveira, Marciano Boletti, Nayara Stanganelli, Thiago Spengler, Vitor Rodrigues, Viviane Terrenta.
Músicas: Quinteto Armorial: Fernando Torres Barbosa, Egildo Vieira do Nascimento, Antônio Nóbrega, Antônio José Madureira, Edison Eulálio Cabral
Direção de produção: Danieli Pereira
Assessoria de comunicação: Renato Forin Jr.
Fotos: Fábio Alcover e Mariana Hertel
Designer Gráfico: João Damiano
Web: Cláudio de Souza
Imagem de Nossa Senhora da Conceição: Edson Massuci
Figurinos: Raphael Magalhães
Fisioterapia: Marcelo Sayun
Técnicos de Palco: Roberto Rosa e Romildo Ramalho Ramos


Nenhum comentário:

Postar um comentário