quinta-feira, 2 de maio de 2013

Escola Municipal de Teatro vence o Prêmio JL

Funcart é contemplada pelo segundo ano consecutivo e comemora o reconhecimento da cidade pelo trabalho na área da cultura


       Neste 2013, a Funcart está em festa. E não faltam motivos: além de celebrar duas décadas de existência e os 20 anos do Ballet de Londrina, a Fundação acaba de ser campeã, pela segunda vez, do Prêmio JL Nossa Gente de Londrina. A homenageada é a Escola Municipal de Teatro, que faturou o troféu no último dia 16, em evento de gala realizado pelo Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM). A instituição disputou na categoria “Cultura” com outros quatro concorrentes, todos indicados por profissionais de comunicação do JL. No ano passado, o Ballet de Londrina foi vencedor na mesma categoria.

         “O prêmio é um feedback, uma prova de que o trabalho está sendo observado, um combustível para continuarmos acreditando no que estamos fazendo”, declara o coordenador de teatro da Funcart Silvio Ribeiro. A votação foi realizada por internautas no site do JL entre os dias 24 de fevereiro e 31 de março. Segundo o jornal, foram contabilizados 34 mil votos nas seis categorias, que reuniram 29 finalistas.

Silvio Ribeiro, Fernanda Fernandes, Simone Andrade e Ana Carolina Ribeiro comemoram o prêmio concedido à EMT

Criada em 1995, a Escola Municipal de Teatro já montou mais de 60 espetáculos e formou em torno de 800 alunos, dentre os quais muitos seguiram o caminho da profissionalização em artes cênicas. “Nós fazemos, em Londrina, uma espécie de alfabetização sólida dos alunos no teatro – como iniciar a pessoa nesta linguagem tão diversa, na disciplina, nos princípios básicos da arte”, explica o coordenador. Silvio Ribeiro e as professoras Ana Carolina Ribeiro e Simone Andrade ministram aulas de voz, corpo e interpretação para cerca de 120 novos alunos anualmente nos cursos regulares (que duram dois anos) e nos projetos especiais.

Uma das vantagens dos cursos é a diversidade. As turmas reúnem grupos de pessoas com idades e gostos bem diversos. Esse exercício de convivência pode parecer complexo, mas resulta frutífero em termos teatrais. “Todos se sentem iguais e isso reflete bem socialmente, pois toda a cidade tem referência da Escola”, completa Silvio.
O resultado desta heterogeneidade está no estilo dos espetáculos que são apresentados nas conclusões dos cursos. Nos últimos anos, a EMT montou tanto autores locais como dramaturgos consagrados, a exemplo de Nelson Rodrigues, Brecht, Lorca e Ariano Suassuna. “Nosso principal objetivo é que o aluno passe pela experiência do trabalho em grupo e de temporadas”, explica o coordenador.

Este ano, as turmas já estão em processo de montagem de espetáculos em homenagem ao centenário de Vinicius de Moraes e reestreiam, no início de maio, a montagem “O Santo e a Porca”, com direção de Ana Carolina Ribeiro. A peça ficará em cartaz nos dias 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de maio, sempre às 20 horas, no Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380). Ingressos a R$20,00 e R$10,00 (meia).

Renato Forin Jr. / Assessoria de Imprensa Funcart

Nenhum comentário:

Postar um comentário