quarta-feira, 23 de maio de 2012

Projeto Dança nas Escolas 2012

Projeto Dança nas Escolas – uma oportunidade para descobrir a arte da dança .


Entre a arte da dança, a descoberta de novos talentos e a formação de público, o projeto Dança nas Escolas, da Fundação Cultura Artística (Funcart), em parceria com a Prefeitura Municipal de Londrina, patrocínio Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior (SETI), é palco onde muitas crianças dão os primeiros passos. 
Escola Municipal de Dança - "O Quebra Nozes" 2011
Escola Municipal de Dança - "O Quebra Nozes" 2011
A edição 2012 do projeto, coordenado por Patrícia Proscêncio, começa na próxima quinta-feira, na Escola Municipal Carlos Dietz (Centro). A programação do primeiro semestre ainda inclui oficinas nas escolas Pedro Vergara Correa (Conjunto Habitacional Mister Thomas); Moacyr Camargo Martins (Conjunto Habitacional Parigot de Souza I); Professor Moacyr Teixeira (Conjunto Habitacional Maria Cecília) e Ignez Corso Andreazza (Conjunto Habitacional Vivi Xavier).
Para muitas crianças, o Dança nas Escolas é a única oportunidade de contato com a arte. Uma experiência que, de alguma forma marca a vida dos que participam das oficinas e assistem aos espetáculos apresentados no projeto. 

O Dança nas Escolas é realizado pela Funcart, desde 2007. Neste período, 400 professores e 7000 alunos de 27 escolas participaram das oficinas. Desse universo, 250 crianças ganharam bolsas de estudos integrais para a Escola Municipal de Dança. 

Na primeira etapa do projeto, os professores são sensibilizados sobre a importância da dança também na sala de aula.
Projeto Dança nas Escolas 2011
Escola Cecília Hermínia - vivência com os professores
“O interessante é todo o processo, desde a sensibilização dos professores às oficinas com os alunos. Todos passam a perceber a dança, como um instrumento pedagógico, que pode ser aplicada também nas disciplinas. O Dança nas Escolas possibilita essa contextualização”, destaca Patrícia Proscêncio.
Projeto Dança nas Escolas 2011
Escola Jovita Kaiser - vivência com os alunos 
[2011]No primeiro dia do projeto, amanhã (24), na Escola Carlos Dietz, os monitores visitarão todas as salas de aula convidando alunos de sete a 12 anos para participarem das atividades. 
Na sexta-feira (25), às 10h30 e 14 horas, os estudantes assistirão a repertórios de clássico, incluindo obras como “O Quebra-Nozes”, “Corsário”, “Esmeralda”, com adaptação de Marciano Boletti e Alexandro Micale, e os contemporâneos “Modupé”, coreografia e direção, Alexandro Micale, “Móbile” e “HQ”, coreografia e direção Wagner Rosa.
Projeto Dança nas Escolas 2011
Escola Elias Kauam - Apresentação
Os pais também são convidados para as apresentações, um momento em que, a maioria, que nunca assistiu a uma apresentação de balé, fica surpresa e encantada com as coreografias, despertando o interesse pela arte. O projeto já realizou 51 apresentações para um público de mais de 10 mil pessoas. 

“Convidamos os pais e a comunidade para os espetáculos, o que ajuda na formação de plateia, mas também desperta a vontade de dançar. É muito comum, as crianças saírem das apresentações sonhando em ser bailarino ou bailarina”, destaca Patrícia.
Projeto Dança nas Escolas 2011
Escola Jovita Kaiser - Apresentação
A partir desse primeiro contato com a dança, as crianças que quiserem participarão das oficinas, que acontecerão durante cinco dias na escola. No último dia é realizado um teste seletivo para bolsas de estudos integrais da Escola Municipal de Dança. 

Descobrindo talentos 

O bailarino Vitor Rodrigues, de 16 anos, que integra o elenco do espetáculo “Sagração da Primavera”, da Companhia Ballet de Londrina, foi selecionado no Dança nas Escolas. O adolescente foi descoberto aos nove anos de idade e aos 13 já participava da montagem “Para acordar os homens e adormecer as crianças”. 

Vitor é considerado talento precoce e conquistou a oportunidade de uma carreira profissional, através da bolsa de estudos da Escola Municipal de Dança ao ser selecionado pelo projeto. 

A coordenação do Dança nas Escolas e das oficinas direcionadas aos professores é de Patrícia Proscêncio, que se dedica à dança há 18 anos. Atualmente, coordena projetos da Escola de Dança da Funcart. Desde 2001, integra o corpo docente. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina; especialista em Metodologia da Ação Docente e docente da Faculdade Norte Paranaense (Uninorte).

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