segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Entre Nós estreia nova montagem de O Grande Circo Místico

Grupo vocal de Londrina apresenta espetáculo musical com trilha de sucesso de Chico Buarque e Edu Lobo

Depois da parceria de sucesso durante a 36ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML), em julho deste ano, o grupo vocal Entre Nós volta aos palcos com uma nova montagem do espetáculo “O Grande Circo Místico”. “Ciranda da Bailarina”, “Beatriz”, “Na Carreira” e “A História de Lily Braun” são algumas das canções deste espetáculo cênico musical que brinda o público com uma trilha musicada pela dupla Chico Buarque e Edu Lobo. A apresentação acontece no dia 1 de dezembro, às 20 horas, no Circo Funcart, sob coordenação musical de Monique Kodama e direção cênica de Silvio Ribeiro.

O Grande Circo Místico é um dos 73 poemas da obra “A túnica inconsútil”, do alagoano Jorge de Lima, que apresenta uma única estrofe de 46 versos mostrando a trajetória da dinastia do Circo Knieps. Este foi o ponto de partida para a criação das composições, que contam um pouco da vida dos integrantes deste circo, permeada pela história de amor entre Frederico, um aristocrata, e Beatriz, uma equilibrista. Na trama, portanto, Frederico é um médico, tem uma vida que o pai planejou, mas larga tudo pela paixão avassaladora pela equilibrista e pelo circo. Como pano de fundo, a saga da família proprietária do Grande Circo Knieps, que vagava pelo mundo nas primeiras décadas do século.


Várias interpretações
Com onze composições, originalmente, esta foi uma obra encomendada para o Balé Teatro Guaíra e encenada, pela primeira vez, em 1983. Neste mesmo ano foi lançado o LP, com as canções utilizadas pelo balé, pela gravadora Som Livre, e que teve a participação de alguns dos mais consagrados cantores da MPB: Milton Nascimento, Jane Duboc, Gal Costa, Simone, Gilberto Gil, Tim Maia, Zizi Possi, Edu Lobo e Chico Buarque. Tamanha repercussão, O Grande Circo Místico foi e continua sendo um espetáculo de grande sucesso, sendo constantemente reinterpretado em novas versões e meios de expressão. Apesar da grande popularidade da obra, ainda faltava uma adaptação à formação de coro cênico, privilegiando as potencialidades e particularidades dessa linguagem.

Em 2016, portanto, o Grupo Vocal Entre Nós, em parceria com o Festival Interacional de Música de Londrina, assumiu esse desafio e apresentou o espetáculo com alunos da oficina curso de montagem musical. Nesta releitura, os personagens ganham vida meio aos arranjos para grupo vocal. Para isso, o grupo contou com a direção musical e com arranjos inéditos e exclusivos de Celso Branco, ex-integrante do importante grupo vocal “Garganta Profunda”. Agora, o grupo volta a se apresentar com outra estética, formada apenas por seus integrantes que, pela ambientação da obra que acontece em um circo, se apresentam em cena com diversos personagens e vários intérpretes, reforçando a identificação da obra com a linguagem coral que dialoga com os solistas.

Serviço:
Entre Nós em “O Grande Circo Místico”
Data: 1 de dezembro, às 20 horas
Local: Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380)
Valor: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)*

*Os ingressos podem ser adquiridos com os integrantes do grupo, na Funcart ou na bilheteria, uma hora antes do espetáculo, conforme disponibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário