sábado, 24 de maio de 2014

Bailarinos da Funcart participam da Mostra Paranaense de Dança

         Neste sábado (24), um ônibus com 20 bailarinos da Escola Municipal de Dança de Londrina desembarca em Apucarana, onde será realizada uma das seletivas da Mostra Paranaense de Dança. Eles apresentarão solos e conjuntos de repertório ensaiados pelos professores da Funcart. Entre os números, estão trechos dos balés O Corsário, Paquita, Raymonda, Esmeralda, Dom Quixote, Carmen e Chamas de Paris.

FOTOS: Bailarinos da Funcart levam números de balé clássico a Apucarana
CRÉDITO/FOTOS: Renato Forin Jr.
“A participação em festivais competitivos como este é uma oportunidade para que os nossos alunos possam fazer intercâmbios com outros bailarinos, experimentar públicos diferentes e maturar sua formação técnica e emocional”, explica Sônia Secco, coordenadora da Escola Municipal de Dança.

A Mostra Paranaense está em sua 7ª edição e é produzida pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra. O festival reúne trabalhos de escolas, academias e grupos de variados estilos de dança do Paraná e de estados vizinhos. Mesmo sendo a segunda maior cidade do Estado e contando com número expressivo de participantes, Londrina não foi escolhida para sediar uma das fases da Mostra. As seletivas acontecem este ano em Curitiba, Ponta Grossa, Apucarana, Francisco Beltrão e União da Vitória. Após esta fase, o evento realiza uma grande apresentação final com os vencedores na capital do Estado.

Dentre os participantes ligados à Funcart, estão alunos e ex-alunos da Escola Municipal de Dança e dois dançarinos do Ballet de Londrina (Vitor Rodrigues e Kamila Oliveira).

Renato Forin Jr. (assessoria de imprensa)

terça-feira, 20 de maio de 2014

Orquestra de Musica Barroca de Hamburgo em Curitiba

Elbipolis é um grupo de Hamburgo, cidade ao norte da Alemanha, especializado em música barroca. Elbipolis lançou diversos discos e colaborou com muitos artistas consagrados além de marcar presença em festivais de renome.
Na turnê pelo Brasil - com passagens por São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Salvador - o grupo trará seu mais novo programa intitulado “Baroque Lounge”. Nele, a música barroca pode ser experienciada num clima relaxante de ‘lounge’, ao passo que um DJ processa o som ao vivo, modificando-o, ampliando-o ou então amenizando-o numa mixagem eletrônica, o que acaba por revelar aspectos marcantes e até então desconhecidos da música de compositores como Lully, Pachelbel e Bernhard. Em sua turnê, o grupo contará com sete músicos clássicos (violinos, viola, violoncelo, cravo, percussão e flauta), além do DJ berlinense Brezel Göring.
O grupo Elbipolis vem ao Brasil a convite do Goethe-Institut, dentro da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014”
“BAROQUE LOUNGE”
CONCERTO
22/05/2014 - 20h00
Capela Santa Maria
R. Conselheiro Laurindo, 273
Centro, Curitiba - PR 
Ingresso: GRATUITO

Circo Funcart lança edital de ocupação

Espaço teatral recebe propostas de espetáculos de Londrina e região para apresentações nos meses de julho, agosto e setembro
                      
        
A Fundação Cultura Artística de Londrina abre espaço para grupos de teatro, dança e outras linguagens que queiram se apresentar no Circo Funcart. De 21 de maio a 23 de junho, está aberto um edital que pretende ocupar várias pautas de sua agenda, de julho a setembro. O espaço cênico conta com um dos maiores palcos da cidade e tem capacidade para 200 espectadores. Os artistas interessados em concorrer devem entregar inscrição na Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380) ou enviá-la via postal. O edital com as regras, a ficha e o rider técnico do teatro está disponível no site www.funcart.art.br. Mais informações pelo telefone (43) 3342-2362.

         Ao todo, a comissão julgadora selecionará seis montagens inéditas ou que já cumpriram temporada para serem encenadas sempre em finais de semana, de sexta a domingo. Os grupos poderão usufruir da estrutura técnica do espaço e contarão com a supervisão de um profissional de som/luz e com serviço de bilheteria cedidos pela Fundação. A contrapartida é de 50% da bilheteria arrecadada.

         No envelope de inscrição, os candidatos devem incluir ficha preenchida com a proposta do espetáculo, gravação da obra (em DVD ou em plataforma on-line), necessidades técnicas, textos com histórico do grupo, sinopse da montagem e ficha técnica, além de outros documentos relacionados no edital. O resultado será divulgado até o dia 4 de julho na página da Funcart, na imprensa e nas redes sociais.

Renato Forin Jr. (Assessoria de Imprensa)


 Leia o Edital


EDITAL 2014 - Circo Funcart




Serviço:
Edital de Ocupação do Circo Funcart
De 21 de maio a 23 de junho
Inscrições na Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380) ou via postal
Informações: (43) 3342-2362

terça-feira, 13 de maio de 2014

Funcart Admite


---------------------------------------------------------------------------------


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Funcart inicia projetos de arte e cidadania

Escola Municipal de Teatro estreia espetáculos com temáticas ligadas à educação ambiental e à participação social

         Esta semana, a Funcart/EMT dá largada a uma série de apresentações dos projetos “Teatro e Assistência Social” e “Caravana Ecológica”. Ao longo do ano, as duas iniciativas levam para escolas, praças, centros de atendimento e a outros espaços alternativos montagens voltadas à conscientização de públicos específicos.  

Na “Caravana Ecológica”, os personagens fazem um histórico do tráfico de animais silvestres e dão lições de preservação

Nesta segunda-feira (12), acontece a estreia de dois espetáculos que contam com a participação de alunos e ex-alunos da EMT. O primeiro trata da “violência contra crianças e adolescentes” e será apresentado na Praça da Juventude (Av. Guilherme de Almeida, sem número), dentro de um evento da Secretaria de Assistência Social. Já a “Caravana Ecológica” encena suas histórias em defesa da natureza no Colégio Municipal Melvin Jones (Rua Afonso Pena, 91) e na Expoingá, em Maringá. As apresentações continuam ao longo da semana em diferentes pontos de Londrina.

Os dois projetos envolvem estudantes de teatro e professores da Funcart em novas situações de contato com os espectadores e exigem um tipo de formação que ultrapassa as artes cênicas. “Essas experiências nos permitem chegar a públicos diferentes. É um aprendizado para todos nós, inclusive os artistas. Mostra que o teatro pode ser um instrumento muito eficaz para ilustrar temas importantes, transmitir uma mensagem e chamar a atenção, complementando a educação”, destaca Silvio Ribeiro, coordenador da Escola Municipal de Teatro.

As montagens têm curta duração, entre 20 minutos e meia hora, e são de caráter itinerante, ou seja, podem adaptar-se a qualquer ambiente. Essa flexibilidade tem como objetivo fazer com que os esquetes cheguem aos públicos mais interessados nos temas. “Como a intenção é a conscientização, a linguagem que usamos é mais direta, sem muitas metáforas. Buscamos diálogos leves, com piadas, para atingir a compreensão de pessoas com diferentes formações”, explica Silvio.

Teatro e Assistência Social – A preparação do projeto “Teatro e Assistência Social” começou ainda em março, quando professores e cerca de 30 alunos da EMT receberam palestras e oficinas de psicólogos, técnicos e assistentes sociais dos CREAS de Londrina (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

As exposições teóricas, conversas e improvisos teatrais giraram em torno de seis eixos temáticos eleitos pela Secretaria de Assistência Social: economia solidária; juventude e adolescência; moradores de rua; participação política; família e violência contra crianças e adolescentes.

Tomando por inspiração estes assuntos, Silvio Ribeiro elaborou a dramaturgia de seis peças, que serão dirigidas pelas professoras Simone Andrade e Carol Ribeiro. Elas estreiam ao longo de 2014 geralmente em eventos e ações promovidas pela Secretaria. “Decidimos que todas as peças se passam no contexto do transporte coletivo, onde as pessoas geralmente expõem umas para as outras suas dificuldades e conflitos”, afirma o coordenador da EMT.

Na montagem que estreia esta semana, cinco crianças conversam no ponto, enquanto aguardam o ônibus para a escola. No relato de cada uma, aparecem questões como o trabalho infantil, a violência sexual, a negligência de atenção dos pais e a violência física. Na trama, os problemas são sempre acompanhados de possíveis soluções. A iniciativa tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Caravana Ecológica – Desde 2000, os espetáculos do projeto “Caravana Ecológica” já rodaram praticamente todo o Brasil. A nova montagem, com os atores Priscila Souza e Adalberto Severiano, não foge à regra: as apresentações começam em colégios de Londrina e percorrem, até o final do ano, cidades como Curitiba (PR), Itabaiana (SE), Aparecida (SP), Guarulhos (SP), Itajaí (SC) e Garibaldi (RS).

Na “Caravana Ecológica”, os personagens fazem um histórico do tráfico de animais silvestres e dão lições de preservação
         A abordagem é sempre relacionada à consciência ecológica e ao tráfico de animais silvestres. A natureza exuberante do Brasil acaba fazendo do país um alvo para este tipo de crime. Os números são alarmantes: a captura e venda de animais de forma ilícita é o terceiro tipo de tráfico que mais movimenta dinheiro no mercado negro, perdendo apenas para o comércio de drogas e armas.

         “Neste novo espetáculo, traçamos um histórico do tráfico de animais, desde as primeiras espécies que eram levadas para a Europa na época do descobrimento. Uma crueldade que se pratica ainda nos dias atuais. Para transportar esses bichos, os criminosos chegam a cegar as araras, embebedar os micos e a quebrar as quatro patas de onças”, exemplifica Silvio Ribeiro, que assina a direção da montagem. Segundo ele, apenas um em cada dez animais silvestres capturados sobrevivem aos maus-tratos.

         A “Caravana Ecológica” leva a mensagem de preservação ambiental não só a jovens e crianças, mas também a um público muito específico, que acaba sendo alvo de aliciamento: os caminhoneiros. É comum que os esquetes sejam apresentados em locais de circulação como portos, postos de gasolina e festas. A circulação do projeto conta com a parceria da Volvo e da revista Carga Pesada.

         Ao longo de duas décadas de existência, a Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), procura realizar, paralelamente aos projetos estéticos, iniciativas que usam a arte como instrumento de transformação social. Já foram montados espetáculos com o apoio da Secretaria da Mulher, da Secretaria da Educação, além de instituições filantrópicas e de empresas públicas e privadas.
Renato Forin Jr. (assessoria de imprensa)

Ficha Técnica Caravana Ecológica 2014:
Direção/texto: Silvio Ribeiro
Direção de produção: Fernanda Fernandes
Figurinista: Ana Carolina Ribeiro
Costureira: Aparecida Fernandes
Cenografia: João Damiano
Execução cenográfica/responsável técnico: Rogério Costa e Emerson Bueno
Atores: Priscila Souza e Adalberto Pereira
Técnico de palco/ produção: Rogério Costa
Criação Artística: Funcart – Fundação Cultura Artística de Londrina

Serviço:
Confira as próximas apresentações:

“Teatro e Assistência Social”:
- Dia 12/05 (segunda-feira), às 9 horas
Na Praça da Juventude (Av. Guilherme de Almeida, s/nº).
Dentro do evento “Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, da Secretaria Municipal de Assistência Social

- Dia 19/05 (segunda-feira), às 8h30
No Auditório da OAB (Rua Governador Parigot de Souza, 311 - Jd. Caiçaras)
Dentro do mesmo evento da Secretaria.

“Caravana Ecológica”:
- Dia 12/05 (segunda-feira) - às 11 horas
No Colégio Municipal Melvin Jones (Rua Afonso Pena, 91)
E a partir das 18 horas
Na Expoingá (Maringá)

- Dia 13/05 (terça-feira) - às 11 horas e às 13h30
No Colégio Municipal S. Gaspar Vellosom (Rua Aliomar Baleeiro, 175 - Cj. Sebastião de Melo César)

- Dia 15/05 (quinta-feira) - às 11 horas e às 13h30
No Colégio Municipal Ignez Corso Andreazza (Rua John Lennon, 78 - Cj. Vivi Xavier)

- Dia 19/05 (segunda-feira) - às 11h30
No Colégio Municipal Suely Ideriha (Rua Araras, 135 - Bairro Aeroporto)

quarta-feira, 7 de maio de 2014

As canções que você dançou para mim

Focus Cia de Dança (Rio de Janeiro) traz a Londrina premiado espetáculo que toma por inspiração o universo musical do rei Roberto Carlos

         As tantas emoções que Roberto Carlos cantou aos brasileiros transformam-se em trilha sonora para os bailarinos da Focus Cia de Dança no espetáculo “As Canções que Você Dançou para Mim”. Com uma trajetória de sucesso nacional e internacional, a montagem do grupo carioca chega a Londrina nos dias 9, 10 e 11 de maio (sexta, sábado e domingo), sempre às 20 horas, no Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380). Os ingressos custam R$ 20/R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos com antecedência na Funcart, no mesmo endereço do teatro. Mais informações pelo telefone (43) 3342-2362.  A turnê é uma realização do Ministério da Cultura e de O Boticário na Dança.

Bailarinos da Focus (RJ) interpretam coreografia ao som de canções eternas do Rei - Foto: Cintia Pimentel e Marian Starosta

         Estreado em 2011, o espetáculo já realizou cerca de 170 apresentações em cidades brasileiras e em países como Estados Unidos e Portugal. Ao longo deste tempo, foi eleito uma das melhores montagens em dança pelo jornal O Globo (em 2011) e pela Folha de São Paulo (em 2012).

         Segundo o diretor e coreógrafo Alex Neoral, a escolha por Roberto Carlos surgiu de uma brincadeira do elenco. “Nas viagens, cantávamos várias músicas de Roberto e um interrompia o outro, para que continuasse com outra música que tivesse uma palavra em comum”.  Foi exatamente este jogo que Neoral utilizou na costura de fragmentos de composições do Rei. “Uma canção vai puxando a da sequencia, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e outra respondesse”, explica.

         Na dramaturgia sonora, acabaram entrando trechos de 72 composições, sempre em versões originais, na voz de Roberto. São clássicos das décadas de 1960, 1970 e 1980, que, embora não integrem a trilha cronologicamente, perpassam momentos importantes da cena musical brasileira, desde a influência do rock até as baladas românticas. Ganham forma e movimento canções como “Calhambeque”, “Amada amante”, “Splish Splash”, “Fera Ferida”, “Namoradinha de uma amigo meu”, “Desabafo”, “Falando sério”, “Cama e mesa”, dentre outras.

         Para Alex - que coreografa pela primeira vez a partir da palavra cantada - o desafio é duplo: mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança. “O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca.

        
Foto: Cintia Pimentel e Marian Starosta
O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis. “Como temos uma interação com o público, cada espetáculo é de um jeito - estamos sujeitos à reação da plateia. Sentimos as pessoas se emocionando, chorando, rindo. É quase como se o público enxergasse a música através do movimento”, diz Alex Neoral, que também participa do elenco junto dos bailarinos Carol Pires, Clarice Silva, Cosme Gregory, Felipe Padilha, Marcio Jahú, Marisa Travassos e Monica Burity.

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, “As canções que você dançou para mim” traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão a modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, mas com toques contemporâneos.

Esta é a segunda vez que a Focus Cia de Dança vem à cidade. No ano de 2008, o grupo carioca participou do Festival de Dança de Londrina com o espetáculo “Quase Uma”, no Teatro Ouro Verde, e com a intervenção urbana “Outro Lugar”, encenada na Concha Acústica.
Oficina – Além das apresentações no Circo Funcart, o grupo também realiza em Londrina uma oficina de Dança Contemporânea totalmente gratuita. O curso acontece no dia 10 de maio (sábado), das 14 às 17 horas, na Escola Municipal de Dança (Rua Senador Souza Naves, 2380). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (43) 3342-2362. O público-alvo é de bailarinos com experiência.

A companhia - A Focus Cia. de Dança, dirigida por Alex Neoral, foi fundada no ano 2000 e hoje é um dos mais atuantes grupos de dança do Rio de Janeiro. Possui no repertório 12 peças coreográficas, dentre as quais “Ímpar”, “3 Pontos” e o recente “Dente de Leite”.

Em 2010 e 2011, a Focus apresentou-se em 32 cidades francesas, inclusive na Bienal da Dança de Lyon. Seu itinerário internacional inclui destinos como Nova York, Washington, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. No Brasil, levou espetáculos para quase 60 cidades.

Seus trabalhos já foram indicados entre os melhores do ano por veículos como o Jornal do Brasil e O Globo. No ano de 2012, o júri especializado do Guia da Folha de São Paulo elegeu “As canções que você dançou para mim” como uma das três melhores montagens daquela temporada pela originalidade e simplicidade da proposta.

Renato Forin Jr. (assessoria de imprensa)
Serviço:
- “As canções que você dançou para mim”
Focus Cia de Dança
Direção e coreografia: Alex Neoral
De 9 a 11 de maio (sexta, sábado e domingo)
Às 20 horas
No Circo Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Funcionamento da bilheteria: das 8 ao meio-dia e das 13h30 às 19 horas
Classificação indicativa: livre
Duração: 55 minutos
Informações: (43) 3342-2362
- Oficina de Dança Contemporânea
Dia 10 de maio
Das 14 às 17 horas
Na Escola Municipal de Dança (Rua Senador Souza Naves, 2380)
Gratuita
Inscrições e informações: (43) 3342-2362