Escola Municipal de Teatro relembra os
emblemáticos espetáculos “Samba de Uma Noite de Verão” e “Iansãxangô”, que
contaram com a colaboração de Yá Mukumby. Há um mês, Dona Vilma partia deixando
seu legado de amor ao próximo e de luta contra a desigualdade
Acontece que a
voz grave e profunda de Yá (dessas que nos transportam para qualquer região
ancestral e abissal de nós mesmos) não ocorria sem um envolvimento de afeto. Um
misto de fortaleza e de paz. O encontro da força com a delicadeza. E essas
contradições todas que fazem, de uma mulher, humana, próxima de nós.
“Samba de
Uma Noite de Verão”, que a EMT apresentou em 2009 (Crédito Foto: Marika
Sawaguti)
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A humanidade de
Yá era reconhecida por todo o país. Natural de Jacarezinho (PR), escolheu
Londrina para ser a matriz de sua resistência política e cultural. Mas sua luta
devassou fronteiras, porque filhos de mãe como Yá são uma multidão sem-número.
Yá Mukumby será lembrada pra sempre como líder, uma das mais atuantes do
movimento negro no Brasil. Mais que orgulho, ficam aos londrinenses seus ensinamentos
de poesia e paz. O avesso das circunstâncias violentas que levaram também sua
neta e sua mãe há um mês.
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FOTO: “Samba de
Uma Noite de Verão”, que a EMT apresentou em 2009 (CRÉDITO/FOTO: Marika
Sawaguti)
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No ano 2000, Yá
Mukumby idealizou e produziu outro espetáculo com o apoio da Funcart e
realização do Núcleo de Estudos Afro-asiáticos da Universidade Estadual de
Londrina. “Iansãxangô”, como era chamado, foi escrito e dirigido por Adriano
Garib, ator londrinense radicado no Rio de Janeiro. A peça inspirava-se nas
envolventes histórias de amor dos deuses da mitologia africana, levando à cena
dois triângulos amorosos: “Ogum-Iansã-Xangô” e “Iansã-Xangô-Oxum”. Sérgio Mello,
Rodrigo Fregnan, Maria Melo e a própria Skarlett integravam o elenco. Dona
Vilma fazia participação especial entoando cantos do Candomblé.
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