quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Funcart presta homenagem a Dona Vilma

Escola Municipal de Teatro relembra os emblemáticos espetáculos “Samba de Uma Noite de Verão” e “Iansãxangô”, que contaram com a colaboração de Yá Mukumby. Há um mês, Dona Vilma partia deixando seu legado de amor ao próximo e de luta contra a desigualdade

Acontece que a voz grave e profunda de Yá (dessas que nos transportam para qualquer região ancestral e abissal de nós mesmos) não ocorria sem um envolvimento de afeto. Um misto de fortaleza e de paz. O encontro da força com a delicadeza. E essas contradições todas que fazem, de uma mulher, humana, próxima de nós.

“Samba de Uma Noite de Verão”, que a EMT apresentou em 2009 (Crédito Foto: Marika Sawaguti)
A humanidade de Yá era reconhecida por todo o país. Natural de Jacarezinho (PR), escolheu Londrina para ser a matriz de sua resistência política e cultural. Mas sua luta devassou fronteiras, porque filhos de mãe como Yá são uma multidão sem-número. Yá Mukumby será lembrada pra sempre como líder, uma das mais atuantes do movimento negro no Brasil. Mais que orgulho, ficam aos londrinenses seus ensinamentos de poesia e paz. O avesso das circunstâncias violentas que levaram também sua neta e sua mãe há um mês.

“Samba de Uma Noite de Verão”, que a EMT apresentou em 2009 (Crédito Foto: Marika Sawaguti)
No mesmo agosto, a Escola Municipal de Teatro relembrou espetáculos importantes de seus 15 anos de história. A Funcart não poderia esquecer “Samba de Uma Noite de Verão”, montagem de 2009 que contou com orientação de dança dos orixás de Dona Vilma e de Skarlett Costa, também militante e religiosa do Candomblé. A peça foi dirigida por Edna Aguiar e Guilherme Kirchheim, e teve dramaturgia de Renato Forin Junior. Ambientado em um cortiço brasileiro, o espetáculo propunha uma grande metáfora da formação do país por meio da miscigenação, dos ritmos e de suas múltiplas crenças.  A mitologia dos orixás perpassava a trama refundando as origens da cultura brasileira a partir da matriz africana. Dona Vilma e Skarlett realizaram oficinas com os alunos da Escola Municipal de Teatro, ajudando a imprimir força e potência a personagens como Oxum, Ossaim e Obá.

FOTO: “Samba de Uma Noite de Verão”, que a EMT apresentou em 2009 (CRÉDITO/FOTO: Marika Sawaguti)
No ano 2000, Yá Mukumby idealizou e produziu outro espetáculo com o apoio da Funcart e realização do Núcleo de Estudos Afro-asiáticos da Universidade Estadual de Londrina. “Iansãxangô”, como era chamado, foi escrito e dirigido por Adriano Garib, ator londrinense radicado no Rio de Janeiro. A peça inspirava-se nas envolventes histórias de amor dos deuses da mitologia africana, levando à cena dois triângulos amorosos: “Ogum-Iansã-Xangô” e “Iansã-Xangô-Oxum”. Sérgio Mello, Rodrigo Fregnan, Maria Melo e a própria Skarlett integravam o elenco. Dona Vilma fazia participação especial entoando cantos do Candomblé.

“Samba de Uma Noite de Verão”, que a EMT apresentou em 2009 (Crédito Foto: Marika Sawaguti)
Assessoria de Imprensa Funcart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário