terça-feira, 20 de agosto de 2013

Festival de Dança anuncia espetáculos selecionados

A organização do 11º Festival de Dança de Londrina divulgou na noite desta segunda (19/ago) os espetáculos escolhidos para integrarem a mostra artística 2013 no edital público aberto em junho. Na categoria nacional e internacional, foram selecionados os trabalhos: “Azul infinito” (Grupo Dancenema, de Portugal); “Las cuatro esquinas” (Cia de Flamenco Del Puerto, de Porto Alegre - RS); “Sobre um paroquiano” (Compassos Cia de Danças, de Recife - PE) e “Não me toque, estou cheia de lágrimas – sensações de Clarice Lispector” (GEDA Cia de Dança, de Porto Alegre – RS). Também participam do evento as montagens londrinenses “El general” (da trupe O exército contra nada) e “Túnel do tempo” (do Ballezinho de Londrina), na categoria local.
*FOTO: “Azul Infinito” é uma das atrações do Festival 2013. 
Grupo de Portugal investe nas relações da dança com o trapézio e com 
as artes plásticas (CRÉDITO/FOTO: Divulgação Grupo Dancenema)
         Os grupos apresentam-se ao lado de companhias convidadas dentro da programação do Festival, que acontece de 4 a 13 de outubro. “Recebemos este ano um número recorde de propostas. Elas vieram de quatro regiões do Brasil e também da Europa, América Latina e África”, destaca Danieli Pereira, coordenadora geral do evento.

A curadoria levou em consideração a excelência artística, a capacidade de expressão simbólica por meio da dança e a relação desta arte com outras linguagens. “Os trabalhos recebidos pelo Festival mostram a tendência da dança em dialogar com o teatro, com a literatura, com as artes plásticas. É um fluxo interessante de espetáculos, que pensam o corpo na sua abrangência”, explica Danieli.

         As escolhas da organização refletem este panorama. A portuguesa Dancenema, por exemplo, apresenta interfaces com a pintura e com o circo, por meio da técnica da dança aérea; a Compassos, de Recife, baseia-se no teatro do dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho (1917-1976) para traçar o que chama de “dança do cotidiano”; já a gaúcha GEDA traz a Londrina movimentos a partir de um mergulho nas letras de Clarice Lispector.

O Festival também reafirma o seu ecletismo com a Del Puerto, uma das companhias brasileiras mais célebres na difusão do flamenco. “Junto das companhias convidadas, que anunciaremos mais à frente, teremos apresentações que vão do clássico ao contemporâneo, passando pelas vertentes tradicionais”, promete a coordenadora.

         Na categoria local, o Festival não recebeu o número mínimo de inscrições e, por isso, selecionou apenas dois trabalhos e não três, como previa o regulamento.

Espetáculos selecionados no edital do Festival de Dança de Londrina 2013
Seletiva nacional e internacional:
- “Azul infinito” - Grupo Dancenema (Portugal)
- “Las cuatro esquinas” - Cia de Flamenco Del Puerto (Porto Alegre - RS)
- “Sobre um paroquiano” - Compassos Cia de Danças (Recife - PE)
- “Não me toque, estou cheia de lágrimas – sensações de Clarice Lispector” - GEDA Cia de Dança (Porto Alegre – RS)
Seletiva local:
- “El general” - O exército contra nada (Londrina – PR)
- “Túnel do tempo” - Ballezinho de Londrina (Londrina-PR)


Renato Forin Jr. / Assessoria de Imprensa Festival de Dança

Nenhum comentário:

Postar um comentário